Em Lisboa os
espaços públicos vivem-se de outra forma e a culpa é da Expo 98
Sofia Cristino
Texto
Hugo David
26 Março, 2018
20 anos da EXPO
98
A Expo98 fez
nascer espaços de lazer e convívio junto ao rio, contaminando o resto do centro
urbano. E até deu um novo miradouro à cidade. Passadas duas décadas sobre a
exposição mundial, a forma como encaramos o espaço público é muito diferente do
que era antes dela. Arquitectos paisagistas envolvidos naquele projecto
urbanístico, ouvidos agora por O Corvo, dizem que se deu uma revolução nesse
aspecto em Lisboa. Antes, o espaço público tinha uma forma muito canónica de se
usar. “Os passeios eram utilizados para caminhar e os bancos para nos
sentarmos”, diz João Gomes da Silva. A falta de manutenção destes espaços,
contudo, é o que mais preocupa estes profissionais. “O Trancão tem de ser
resgatado daquela condição marginal”, apela, por seu turno, João Nunes. Ambos
sugerem formas de se coser o tecido urbano do Parque das Nações com o do centro
de Lisboa. E lembram que a zona oriental tem muito por onde crescer. Há, ainda,
quem esteja preocupado com a preservação da memória. “Nas comemorações do
aniversário da Expo, nunca ninguém se atreve a colocar um pé antes de 1998. Há
uma história que foi completamente camuflada”, diz um estudante de mestrado, a
preparar um trabalho sobre o assunto.
Arquitectos,
arquitectos paisagistas, geógrafos e outros indivíduos que estudam e pensam a
cidade de Lisboa têm quase todos a mesma opinião: a Expo 98 foi um caso
indiscutível de sucesso, ao resgatar uma zona industrial degradada e ao
reaproveitar uma vasta área ribeirinha, operação da qual resultou uma mancha
urbana totalmente reabilitada, com uma área verde com cerca de 80 hectares.
Mas, além um novo parque urbano, o evento mundial trouxe consigo novas formas
de pensar o espaço público, revalorizando a relação com o rio, de caminho
inspirando um requacionar da forma de nos relacionarmos com a restante frente
ribeirinha. Mudava-se assim radicalmente a forma de viver o centro citadino.
O arquitecto
paisagista João Gomes da Silva, autor do projecto dos espaços verdes do recinto
da Expo 98, diz que hoje existe uma nova cultura de utilização das áreas
comuns. “O espaço público tinha uma forma muito canónica de se usar, os
passeios eram utilizados para caminhar e os bancos para nos sentarmos. A forma
como as pessoas utilizam a cidade passou a ser mais exigente e atenta”, explica
a O Corvo. João Nunes, arquitecto paisagista que participou na construção do
Parque Tejo, corrobora a opinião do colega. “Houve uma total revolução do
espaço público. Depois da Expo, as pessoas não voltarão a aceitar critérios de
qualidade inferiores, ninguém aceitará viver num edifico que esteja enfiado num
sítio com lama”, diz.
Nos últimos anos, Lisboa assistiu a várias
intervenções de valorização do espaço público. Há passeios mais largos, novas
zonas de lazer e voltou-se a ter um contacto com o rio – o qual estava, até
então, em grande medida barrado pelo dedicar em exclusivo à indústria portuária
da zona oriental da cidade. Durante algum tempo, tais requalificações foram
deixadas para segundo plano, tendo sido ignorada a sua importância na vivência
colectiva, explica a O Corvo Paula Torgal, presidente da Secção Regional Sul da
Ordem dos Arquitectos. “A Expo deu a Lisboa mais espaço público e um novo
miradouro sobre o rio, que é essencial e, cada vez mais, na revitalização da
cidade. As cidades precisam de respirar e as pessoas precisam de espaços de
convívio. O que foi esquecido ao longo de alguns anos”, afirma.
Nos anos
seguintes à Expo 98, ambicionava-se que a transmutação realizada no Parque das
Nações contaminasse toda a zona oriental, havendo quem antevisse a
inevitabilidade de um contínuo urbano revitalizado entre Santa Apolónia e
aquela parcela da cidade. A freguesia de Marvila já começou a dar os primeiros
sinais de transformação e fala-se, cada vez mais, em formas de “coser” o tecido
urbano do Parque das Nações com o dos Olivais e da Baixa, reforçando-se assim a
ligação de Lisboa ao rio. Diversos arquitectos partilham, aliás, a mesma visão
no que diz respeito à união da frente rio do Tejo.
“Além da frente ribeirinha e a da rua
principal do Vasco da Gama, há várias fronteiras que podiam ser mais
disseminadas. Não nos podemos esquecer que o Parque das Nações está entre o rio
Tejo e a linha férrea e há que fazer pontes com os Olivais, Loures e o centro
da cidade. É preciso coser mais este tecido urbano com o da Expo”, defende
Paula Torgal.
João Gomes da Silva salienta, também, que a
zona ribeirinha tem muito potencial. “Parte desta costela oriental de Lisboa
ainda está por reabilitar, é muito rica e tem muito por onde crescer. Vinte
anos não é muito tempo para requalificar uma cidade, é muito pouco até. Os
períodos de requalificação dos espaços verdes são mais extensos, o resultado
não é imediato. As plantações têm de ser feitas na altura certa e é preciso
esperar algum tempo para que se instalem”, explica.
Os projectos que estão em desenvolvimento,
como o do empreendimento imobiliário no Poço do Bispo ou a renovação do Campo
das Cebolas, e os que se anunciam, como o fim da ocupação da doca defronte do
Campo das Cebolas por parte da Marinha, deixam antecipar, diz Jorge Gonçalves,
geógrafo, docente do Instituto Superior Técnico, que o grande objectivo destas
iniciativas é “ligar o Parque das Nações à Praça do Comércio, formando um
grande arco ribeirinho ligado através de espaço público de qualidade”.
Paula Torgal ressalva, contudo, que estas
mudanças têm de ser feitas com cautela. “Temos de ter mais atenção com Marvila,
não podemos fazer lá mais um teatro ou um casino. Temos de ter muito cuidado
com o riquíssimo património industrial que temos, que tem sido muito adulterado
e pode ser recuperado. Marvila está a começar a ter o seu boom e tem escalas de
espaço público bastante interessantes”, avalia. As cautelas decorrem na
constatação de casos de insucesso no centro de Lisboa. “Têm-se mantido as
fachadas dos edifícios e todo o interior tem sido demolido. Tudo aquilo que tem
de ser intervencionado tem de o ser, mas não se pode deixar cair um miolo
inteiro de um quarteirão salvando somente uma fachada, é gravíssimo”, critica.
A preocupação em reabilitar a zona ribeirinha
de Lisboa já se tinha manifestado no final dos anos 80, com um Concurso de
Ideias para a Zona Ribeirinha de Lisboa lançado pela Associação dos Arquitectos
Portugueses, hoje Ordem dos Arquitectos. “Nessa altura, surgiram trabalhos
muito interessantes, propondo fórmulas inovadoras de solução para a ligação de
Lisboa ao rio”, conta o geógrafo Jorge Gonçalves. “A enorme discussão sobre o
Porto de Lisboa deve ser lida à luz dos efeitos da Expo, já que a ocupação da Administração
do Porto de Lisboa de praticamente toda a frente ribeirinha inviabilizava o que
começava a ser evidente para todos: a generalização de uma relação com o rio
Tejo marcada mais por um usufruto do espaço público e não tanto de reparação
naval ou de comércio marítimo”, repara, ainda.
Em determinado momento, apenas o Cais das
Colunas e a zona de Belém proporcionavam uma relação mais próxima com o rio.
Apenas em Belém era possível desenvolver actividades de recreio náutico, aliás.
Depois da Expo, todo o esforço que tem vindo a ser realizado na transformação
da relação da cidade com o rio originou resultados visíveis, nomeadamente entre
Alcântara e Belém, na Praça do Comércio e no Cais do Sodré. Nos últimos anos,
considera Jorge Gonçalves, até foi o efeito do turismo a dar “um grande
impulso” para que houvesse mais investimento no espaço público.
“O Museu de Arte,
Arquitectura e Tecnologia (MAAT), a Fundação Champalimaud e espaços públicos
inovadores, como a Ribeira das Naus ou o Cais do Sodré, mostram como a frente
ribeirinha não só voltou a assumir um papel central na identidade urbana dos
lisboetas, como permitiu uma diversificação funcional, onde persiste a
actividade portuária com actividades de recreio náutico, cultura e lazer”,
considera José Gonçalves.
Mas, enquanto
vários pontos de Lisboa iam sendo contagiados pelo efeito positivo da Expo,
inspirando intervenções na Baixa e noutras zonas ribeirinhas da cidade, o
Parque das Nações ia perdendo as regalias iniciais, conhecendo um estado de
deterioração inesperado. O número de pessoas que elegiam aquela parte da cidade
para passear à beira Tejo aumentou, não tendo sido feito um acompanhamento da
manutenção que o espaço requeria, alerta João Nunes.
“À medida que a zona envolvente do parque se
foi densificando e a comunidade foi crescendo, com um aumento da procura e até
de algum vandalismo, dever-se-ia ter reforçado a capacidade de manutenção. Mas,
pelo contrário, esta diminuiu”, lembra. O arquitecto paisagista sugere, por
isso, que se faça “um grande projecto de reconstrução do parque”. “Há uma série
de passeios e pontões onde houve abatimentos, que não foram corrigidos. Vinte
anos é muito tempo, sobretudo para um parque que é construído muito depressa e
não tem tempo para os assentamentos. É preciso reconstruí-lo”, observa.
Alguns jardins e áreas relvadas parecem ter
sido deixados ao abandono, vai-se vendo um ou outro remendo. Mas o que salta
mais à vista é a Zona Norte do parque, junto à foz do rio Trancão, “um dos
problemas mais complicados de se resolver”, considera João Nunes. “O Trancão
tem mesmo de ser resgatado daquela condição marginal e abandonada em que ficou,
mas esse reaproveitamento só se pode fazer com argumentos de densificação do
seu uso. Senão houver programas que atraiam pessoas para ali, é muito difícil
consegui-lo”, considera. Chegaram, contudo, a existir projectos para aquela
zona. “Havia muitos programas para o Trancão que ficaram por fazer. Houve uma
certa ganância da Parque Expo, empresa que geriu aquela zona oriental, na
tentativa de concentrar tudo no mesmo sítio, na Zona Sul”, observa.
João Gomes da
Silva atribuí a culpa pelo estado de abandono de alguns jardins a uma rápida
transferência de competências da Parque Expo para a Junta de Freguesia do
Parque das Nações e à situação de crise que o país viveu, a partir de 2008.
“Houve um momento de alterações políticas e do próprio contexto económico e
social, que não foi o melhor, transformando-se condições óptimas em condições
de uma grande escassez. Os jardins estiveram abandonados durante meses, senão
mesmo um ano, o que se reflectiu muito na qualidade do espaço. Provocaram-se
estragos irreversíveis”, nota. João Nunes diz mesmo que a transição foi “muito
traumática”. “Houve dois anos dramáticos, as pessoas estavam desesperadas
porque o parque foi um grande investimento e depois teve uma grande decadência,
com critérios de conservação mesquinhos”, observa.
Vinte anos passados da exposição mundial, os
vulcões de água, o Oceanário e o Pavilhão Atlântico, hoje denominado de Altice
Arena, são dos poucos equipamentos que permanecem com as características
originais, não deixando esquecer o que ali aconteceu. Muitas infra-estruturas
da Expo 98 passaram a ter uma nova utilização, como foi o caso do Pavilhão do
Futuro, onde está instalado o Casino de Lisboa, desde 2006.
Paula Santos, co-autora deste pavilhão, vê com
pena o destino que lhe foi dado. “A decisão de manter o edifício permanente
após a finalização da Expo, quando tinha sido projectado para ser efémero, foi
penosa porque, durante anos, o edifício esteve fechado e em degradação. Deveria
ter sido demolido”, considera. A arquitecta diz, ainda, que se podem aproveitar
melhor os equipamentos construídos naquela época.
“Há equipamentos, como o Pavilhão do
Conhecimento, o Oceanário e a Feira Internacional de Lisboa (FIL), que ainda
funcionam bem, mas seria fundamental recuperar o Pavilhão de Portugal. A área
habitacional tem projectos de diferentes qualidades e tipos e está pouco
interligada ao resto da cidade. Embora os arranjos paisagísticos na marginal
tenham sido cuidadosamente tratados e desenhados, há ainda trabalho por fazer
para que parte do Parque das Nações não se transforme numa cidade dormitório”,
propõe.
Paula Torgal concorda que o que correu menos
bem no período pós-Expo foi o subaproveitamento de alguns equipamentos. “Lisboa
ganhou uma zona nova e, nesse aspecto, foi um sucesso. Mas teve falhas, como
todos os percursos rápidos. É uma zona que ficou desequilibrada, com uma
concentração de equipamentos um bocadinho excessiva, com uma série de edifícios
de várias ordens, culturais e empresarias, condomínios de linhas
arquitectónicas muito díspares, uma ‘rua de restaurante sim, restaurante sim’ e
o Campus de Justiça”, considera. Segundo a arquitecta, construíram-se
demasiados pólos de atracção. “Era escusado construir alguns equipamentos numa
área tão pequena, parece-me que está um bocadinho estanque”, repara, ainda.
Paulo Carmo, investigador a realizar um
trabalho académico sobre a Expo 98, no âmbito do mestrado em Ciências da
Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, gosta de olhar as cidades como se
fossem um desenho em que nada se deve apagar. Em declarações a O Corvo, lamenta
que a preservação da memória tenha vindo a ser negligenciada. “O espaço é um
desenho que vai tendo novas linhas e traços, mas os anteriores não se apagam.
Nas comemorações do aniversário da Expo, nunca ninguém se atreve a colocar um
pé antes de 1998. Há uma história que foi completamente camuflada e dissimulada
pelo protagonismo que teve a Expo 98”, diz Paulo, que, em 1995, também
fotografou aquela parte da cidade.
O também fotógrafo e designer de comunicação
testemunhou a revitalização do território que é hoje a freguesia do Parque das
Nações e não quer que a história seja esquecida. “Tive a sorte de observar o
intermédio entre o apagamento total do que era e a construção de raiz de tudo.
De Chelas, via-se a chaminé a deitar fumo, o que dava um protagonismo enorme
àquele espaço. Há muita gente que foi para lá viver, e muitos que nasceram lá,
que não sabem nada do que estava lá. A memória deles fica na Expo, como se
tivesse sido uma coisa que nasceu do nada”, afirma.
Além da antiga
refinaria da Sacor, a torre da Petrogal e as indústrias que ali estiveram
instaladas durante muitos anos, Paulo Carmo lembra a importância histórica da
Doca dos Olivais. A doca correspondia ao local de aterragem dos hidroaviões que
chegavam ao aeroporto marítimo de Lisboa. Nos anos 40 do século XX, foi
construído o aeroporto da Portela, coexistindo ambas as infra-estruturas aeroportuárias em actividade
durante algum tempo.
“Os hidroaviões
faziam as ligações intercontinentais e, os aviões, que aterravam na Portela,
faziam as ligações continentais. O barco que está no logótipo da Junta de
Freguesia do Parque das Nações era o barco que fazia as ligações de transportes
do rio entre a Margem Sul e Lisboa, não havia pontes nem barcas. Há poucas pessoas
que o sabem”, recorda.
A Avenida de
Berlim que, ainda hoje, liga as duas infra-estruturas, naquele tempo tinha o
nome de “avenida entre-aeroportos”, conta, por seu lado, Jorge Gonçalves. “Um
exemplo invocador da perda de memória e da necessidade da sua urgente
recuperação relaciona-se precisamente com a doca, onde hoje se encontra o
Oceanário”, observa. “Lembro-me, também,
do matadouro municipal e do centro de inspecção e classificação de ovos que se
dirigiam ao mercado de Lisboa”, dá conta o geógrafo.
O arquitecto João Nunes diz que há uma lacuna
de publicações sobre o que foi aquela parte oriental da cidade, reforçando,
também ele, a importância da memória. “Nos anos 60, ia lá com o meu pai e
víamos as carcaças dos hidroaviões e as fragatas. É um sítio que tinha uma
energia muito forte e foi sempre acumulando uma espécie de romantismo, quase
nostálgico, com os barcos abandonadas na lama. Era uma espécie de cemitério das
coisas, um sítio em constante acumulação de sedimentos, onde as fábricas e os
barcos iam morrer e ali ficavam”, recorda, saudosista.
No sentido de
recuperar o que aquela zona foi, Jorge Gonçalves sugere que se criem dois
espaços culturais, um museu do Tejo e um museu da zona oriental de Lisboa. “A
criação do museu talvez ajudasse na recuperação das comunidades que foram
usando o rio. Antes da industrialização, o transporte de gentes, de cereais,
vinhos, lenha e outras mercadorias desembocava nas margens lisboetas, como no
Poço do Bispo. As comunidades piscatórias avieiras são elementos incontornáveis
para a memória fluvial e mereciam marcar presença num espaço cultural”.
Esta parte da cidade, explica ainda, foi muito
“ostracizada” pelo seu carácter popular ligado a comunidades operárias, ao
trabalho portuário e, ainda, à forte presença dos grandes conjuntos de
habitação social localizados em Chelas, Olivais Norte, Olivais Sul, Encarnação,
entre outros. “Num mapa da cidade de 1988, é possível ver como se considerava
apenas relevante ilustrar o espaço urbano que ia do Restelo à zona de Alfama e
Santa Apolónia, sendo toda a restante área a nascente omitida”, lembra.
Na opinião do geógrafo e dos arquitectos,
ainda há, por isso, muito a fazer para cumprir plenamente os objectivos
iniciais da Expo 98. “É preciso mais tempo para consolidar esta grande
intervenção. A Expo cumpriu muitos objectivo mas não foi um exemplo
extraordinário. Há várias fronteiras que precisam de ser trabalhadas. O Parque
das Nações está balizado entre o rio e uma linha férrea e as vias de acesso não
cosem a cidade”, diz Paula Torgal. Outro dos problemas que ainda permanece, diz
Jorge Gonçalves, é o da quase “inexistente mistura social” no parque
residencial.
“Ao não se definir diferentes categorias de
habitação local, o resultado foi uma excessiva homogeneidade, traduzida numa
elevada guetização social. Ainda hoje, a imagem de ilha do Parque das Nações
não se diluiu, continuando muito marcada a fronteira de separação constituída
sobretudo pela linha de caminho-de-ferro. As únicas cinco ligações viárias para
fora do Parque das Nações servem para conferir esta ideia de enclave no meio da
cidade”, considera. A recente constituição da freguesia do Parque das Nações
pode ser “um bom sinal”, considera o geógrafo, para que se consiga, um dia,
“atenuar a segregação entre espaços urbanos tão próximos fisicamente, mas tão
distantes social e urbanisticamente”.
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