segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Igreja revoltada exige intervenção de Marcelo Bispo Anacleto Oliveira fala em causa nacional e defende que País não pode render-se como se fosse uma fatalidade.

Adicionar legenda


Igreja revoltada exige intervenção de Marcelo Bispo Anacleto Oliveira fala em causa nacional e defende que País não pode render-se como se fosse uma fatalidade.

Por João Carlos Rodrigues|08:46

"É urgente a mobilização de todas as pessoas, sem exceção, e a começar pelos seus maiores responsáveis: O senhor Presidente da República que, além da posição única que ocupa, tem um jeito peculiar e um prestígio suficientemente reconhecido, até para liderar a mobilização de toda a Nação nesta causa nacional. Faça-o, senhor Presidente. Por favor." O apelo, perante milhares de pessoas após a missa em honra de Nossa Senhora da Agonia, foi feito ontem pelo bispo de Viana do Castelo. D. Anacleto Oliveira disse que esta é uma "causa nacional" que deve envolver "todos os governantes, nacionais e locais, com os meios que só eles podem administrar". "Usem-nos bem, como servidores, não de si próprios, mas do País. Por favor", desafiou. "Nada há de mais poderoso e eficaz que um povo inteiro unido pela mesma causa", frisou, defendendo que "chegou a hora do País gritar bem alto: basta de fogos florestais". "Basta, senhor Presidente da República. Basta, senhor primeiro-ministro e restantes membros do Governo. Basta, senhores deputados, oficiais e praças das Forças Armadas e policiais, juízes e outros responsáveis pela Justiça, autarcas de Portugal inteiro, bispos e padres e responsáveis de outras religiões, todos os cidadãos deste País. Basta, de vez, com tantos fogos a queimar a nossa Nação". D. Anacleto disse que o País não pode "resignar-se como se de uma fatalidade se tratasse" e exortou a uma "mudança de mentalidades", que "forme e promova uma cultura anti-incêndios". "Uma mentalidade e uma cultura que, pelas proporções que venha a atingir e pelo domínio que venha e exercer sobre todos, eliminará, certamente e pela raiz, a mínima tentação de provocar mais fogos." Para o bispo de Viana do Castelo, o que tem sido feito para acabar com os fogos "não chega" porque o "País está a arder, há semanas, há meses, há anos", numa "calamidade de proporções cada vez mais alarmantes". "Obrigado, senhor Presidente da República, por tudo o que já tem feito, com a sua presença imediata e amiga nos lugares dos sinistros e com o conforto e a coragem que tão afetuosamente tem transmitido às pessoas atingidas. Mas não chega. O País continua a arder", disse. O bispo agradeceu ainda "às corporações de bombeiros, das forças armadas e da proteção civil, aos juízes e outros promotores da justiça, aos trabalhadores da comunicação social, ao bom povo português, residente no País e fora dele". "Não chega. O mal já está feito e o País continua a arder", sublinhou, lembrando que este ano "já ardeu mais do dobro da área ardida no ano passado, sem falar das pessoas mortas e das casas e outros bens destruídos".

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/…/igreja-revoltada-exige-intervencao…

Sem comentários: