quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Elevador de Santa Justa vai ter motores substituídos ao fim de mais de um século



 
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Elevador de Santa Justa vai ter motores substituídos ao fim de mais de um século

por O Corvo • 1 Setembro, 2017 •

O Elevador de Santa Justa, inaugurado em 1902, verá os seus dois motores eléctricos, instalados cinco anos depois de entrar em funcionamento, substituídos pela primeira vez. A operação de remotorização das duas cabines que asseguram a ligação entre a Rua do Ouro e o Largo do Carmo será lançada no próximo ano pela Carristur – empresa detida pela Carris e responsável pela exploração de transportes turísticos –, prevendo-se que esteja terminada em 2020. “Esta mudança tem mesmo de ser feita, já não é possível continuar a operar com estas máquinas. A manutenção e os consumos já não correspondem aos padrões actuais. Já ninguém fabrica aquelas peças. Há sistemas electrónicos muito mais eficientes e até mais seguros”, diz a O Corvo o gerente da empresa, António Proença, assegurando que o caderno de encargos dos trabalhos está pronto e o concurso deverá ser lançado até ao fim deste ano. Antes disso, porém, haverá lugar a trabalhos de substituição do pavimento da plataforma superior.

 A complexidade e a morosidade dos trabalhos de substituição dos motores que movem cada uma das cabines obrigarão a que sejam feitos à vez, permitindo que haja sempre uma em funcionamento. Cada uma destas operações durará seis meses, sendo realizada durante a época de inverno, quando a procura deste meio de transporte por parte dos turistas – os principais utentes – se revela menor. “Será a primeira vez que isto vai ser feito desde que se mudou do vapor para o sistema eléctrico [em 1907] e será algo para aguentar muitos anos”, explica António Proença, referindo que a empreitada de reforma profunda do sistema que assegura a locomoção das cabines do elevador que é Monumento Nacional foi já autorizada tanto pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMTT) como pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC). Os trabalhos de mudança no primeiro motor deverão começar no final de 2018 e estar prontos na primavera de 2019. Seguir-se-á idêntica intervenção no outro.
Texto: Samuel Alemão

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