segunda-feira, 18 de julho de 2016

Nas novas esplanadas da Baixa quer-se “diversidade” sem perder a “coerência”


Nas novas esplanadas da Baixa quer-se “diversidade” sem perder a “coerência”
A proposta do designer Pedro Sottomayor foi a vencedora do concurso organizado pela freguesia de Santa Maria Maior

Inês Boaventura / 19-7-2016 / PÚBLICO

Pedro Sottomayor foi o vencedor do concurso de ideias para as esplanadas da Baixa de Lisboa. O designer, que propôs também a realização de “intervenções estruturantes” na Rua Augusta e na Rua dos Correeiros, explica que se procurou “fomentar a diversidade entre estabelecimentos mantendo uma coerência formal simples e sóbria, adequada a uma zona histórica”.
Esta é a proposta para a Rua dos Correeiros, para onde se sugere “a renovação da calçada”
Na proposta vencedora, que resulta de um trabalho desenvolvido com a CANRAN Arquitectura e com a White Studio, sublinha-se a necessidade de se “melhorar a zona para a sua futura nomeação como Património da Humanidade” e de “ao mesmo tempo dar aos cidadãos um espaço renovado, coerente, confortável e agradável”. Nesse sentido, os autores quiseram “respeitar individualmente cada estabelecimento, dando opções e possibilidades de escolha (...), mas impondo limites que evitem que a ambição de visibilidade de cada um choque com o próximo e gere na globalidade um ambiente de abusos e casos”.
A proposta prevê que em todas as esplanadas da Baixa seja usado um só modelo de mesa, “simples” e “empilhável”, de tampo quadrado e pés em aço. Os comerciantes poderão escolher entre uma de sete cores definidas e optar por um “tampo metálico lacado da mesma cor ou em contraplacado de madeira”.
Já nas cadeiras a proposta contempla “cinco possíveis modelos de cadeiras”, dos quais três são “considerados clássicos” (e entre os quais se inclui o modelo conhecido como “Gonçalo”). As cadeiras metálicas poderão ter uma de sete cores definidas, “com assento metálico lacado da mesma cor ou em contraplacado de madeira”, enquanto as cadeiras de madeira poderão ter a tela numa de três cores.
As esplanadas junto às fachadas dos prédios terão ao seu dispor um conjunto de “equipamentos opcionais”, “para melhoria do conforto do utilizador”: “toldos extensíveis, com iluminação led opcional, corta-ventos extensíveis e aquecimento fixo às fachadas”. Já nas esplanadas “abertas” (que não ficam encostadas a edifícios) os comerciantes poderão utilizar “chapéus-de-sol telescópios de medida fixa, com iluminação led opcional alimentada apenas a bateria integrada e aquecimento móvel de pavimento”.
Em relação às cores dos materiais, destaca-se na proposta a sua sobriedade, explicando-se que o ponto de partida foram as cores “que existem já no pavimento”: o branco e o preto, aos quais foi acrescentado o cinzento. “Os equipamentos de carácter mais fixo, como os toldos, os chapéus-de-sol, os corta-ventos e os menus de pavimento e fachada utilizam apenas estas três cores”, diz-se, explicando-se que para os “equipamentos mais móveis, como mesas, cadeiras e toalhas” foram acrescentadas “mais quatro cores, mantendo a harmonia com as três cores-base”.
A proposta de Pedro Sottomayor indica que na Rua Augusta as esplanadas deixem a área central e passem para junto das fachadas, “libertando o eixo central para os que ali circulam e visitam”.
Já para a Rua dos Correeiros, que se pretende que se afirme “como um grande eixo de interesse de restauração/hotelaria na Baixa de Lisboa”, sugere-se “a renovação da calçada com um novo desenho original”. Aponta-se também a hipótese de toda esta artéria ter “aquecimento por piso radiante”, o que “seria uma solução quase única no mundo, digna de se tornar referência internacional pela sua excelência”.
Em comunicado a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, que promoveu este concurso de ideias em parceria com a Câmara de Lisboa e o Museu da Moda e do Design, explica que “a equipa vencedora será convidada a celebrar um contrato por um período de 12 meses de serviços de apoio e aconselhamento da Junta de Freguesia na implementação do modelo vencedor”.

Sem comentários: