quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

May enfrenta moção de censura: "Vou contestar esse voto com tudo o que tenho" / Theresa May makes statement after Tory MPs trigger vote of no confidence...





May enfrenta moção de censura: "Vou contestar esse voto com tudo o que tenho"
O número de cartas de deputados a declarar a perda de confiança na líder atingiu o patamar para desencadear a votação, que decorrerá entre as 18.00 e as 20.00.

Theresa May©  EPA/FILIP SINGER
Susana Salvador
12 Dezembro 2018 — 07:50

Theresa May: "Acordo é um bom negócio para o Reino Unido"
A primeira-ministra britânica, Theresa May, enfrentará esta quarta-feira uma moção de censura à sua liderança do Partido Conservador, depois de pelo menos 48 deputados do seu partido terem declarado ter perdido a confiança no seu trabalho. O desafio à liderança surge num momento chave da discussão sobre o Brexit, após May ter adiado a votação no parlamento britânico do acordo que negociou com Bruxelas.

Caso May perca a moção de censura, os Tories terão que eleger um novo líder que assumirá automaticamente a chefia do governo britânico, sem necessidade de convocar eleições gerais (estas estão previstas apenas para 2022). Só uma moção de censura no parlamento ou a decisão de May de antecipar as eleições é que implicaria nova ida às urnas.

"Vou contestar esse voto com tudo o que tenho", disse May, lembrando que é membro do partido há 40 anos e que sempre serviu o "interesse nacional". A primeira-ministra diz que, neste momento, fazer isso é defender o acordo de Brexit que negociou.

"Uma mudança de liderança agora vai pôr o futuro do nosso país em risco", avisa May, dizendo que isso arrisca dar o controlo das negociações à oposição no Parlamento, porque o novo líder conservador não teria tempo para renegociar nada até 21 de janeiro (último prazo para uma votação no parlamento). "Uma das suas primeiras medidas do novo líder teria que ser adiar a aplicação do artigo 50 ou revogá-lo completamente", refere May.

"Estou pronta para acabar o trabalho", concluiu a primeira-ministra, numa declaração diante do número 10 de Downing Street.

O líder do Comité 1922 (como é conhecido o grupo parlamentar conservador formado por deputados que não têm cargos no governo), Graham Brady, anunciou que já tem 48 cartas de deputados conservadores a declarar a perda de confiança em Theresa May, desencadeando automaticamente o voto de confiança.

A votação secreta decorrerá entre as 18.00 e as 20.00, sendo os votos contados "imediatamente depois e um anúncio feito o mais rápido possível", indicou Brady. May falará ao Comité 1922 às 17.00. Num comunicado, o líder do comité afirmou: "O limiar de 15% do grupo parlamentar a pedir um voto de confiança na líder do Partido Conservador foi ultrapassado."

BBC Breakfast
@BBCBreakfast
 BREAKING: Here is the letter from Sir Graham Brady MP triggering the  Conservative party leadership contest

48
8:51 AM - Dec 12, 2018

Nessa votação, caso haja 158 votos contra May entre os 315 deputados do partido no Parlamento implicam a sua saída de líder do Partido Conservador e consequentemente do número 10 de Downing Street. Mas, caso May vença, ficará blindada durante um ano, não podendo ser novamente desafiada durante esse período.

Rebelião ou recuo tático? Desafio à liderança de May pode blindá-la durante um ano
O desafio à liderança surge depois de a primeira-ministra ter adiado a votação do acordo de Brexit no parlamento britânico, sabendo à partida que não tinha o número de apoios necessários para ultrapassar esse obstáculo. May iniciou na terça-feira um périplo pelas capitais europeias à procura de mais garantias, mas foi sempre recebida com a rejeição dos líderes europeus em renegociar o Brexit. Amanhã há Conselho Europeu.

Apoio a May
Vários ministros estão a publicar no Twitter o seu apoio à primeira-ministra. "Apoio a primeira-ministra a 100% - e exorto todos os deputados conservadores a fazer o mesmo. Ela está a lutar pelo nosso país e não há ninguém melhor colocado para garantir que a decisão do povo britânico de deixar a União Europeia é cumprida", escreveu Michael Gove, ministro do Ambiente.


Michael Gove
@michaelgove
 I am backing the Prime Minister 100% - and I urge every Conservative MP to do the same. She is battling hard for our country and no one is better placed to ensure we deliver on the British people’s decision to leave the EU.

"A primeira-ministra tem o meu apoio total, desde logo porque ela sempre fez o que acredita firmemente ser o interesse nacional. O nosso país precisa que todos lutemos por um bom acordo e que nos preparemos para o cenário de um não-acordo", escreveu Penny Mordaunt, ministra para o Desenvolvimento Internacional e secretária de Estado para a Mulher e a Igualdade.


Penny Mordaunt MP
@PennyMordaunt
 The Prime Minister has my full support, not least because she has always done what she firmly believes is in the national interest. Our country needs us all to fight for a good deal and prepare for a no deal senario. All eyes and hands should be on that task.

Se May perder, desencadeia uma corrida à liderança, estando impedida de concorrer nessa eleição. O seu sucessor ou sucessora será também chefe do governo, não havendo necessidade de convocar eleições gerais (estas estão previstas apenas para 2022).

Se existirem vários candidatos, existe um voto secreto entre os deputados conservadores. O candidato com menos votos vai saindo a cada votação (que se repete às terças e quintas) até que só restem dois. Esses vão depois a votos entre todos os militantes do partido (especialistas indicam que o processo pode ser rápido, visto que a informação já está toda organizada).

Quando David Cameron decidiu afastar-se da liderança do partido, após o referendo do Brexit de 2016, houve cinco candidatos. A escolha final seria entre Theresa May e a ministra Andrea Leadsom, que recuou antes do voto dos militantes, permitindo que May se tornasse líder sem oposição.

Sem comentários: