segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Incêndios na Califórnia fazem pelo menos 31 mortos. Duas centenas de pessoas continuam desaparecidas / VIDEO: California wildfires: 31 dead, over 200 missing




Enquanto que o Governador da Califórnia aponta como causa directa e inquestionável as Alterações Climáticas, acusando todos aqueles que se recusam a reconhecer isto, como cúmplices e responsáveis pela tragédia, Trump envia de França ( Domingo ) uma mensagem no Twitter onde aponta as causas à má gestão florestal.
OVOODOCORVO

Incêndios na Califórnia fazem pelo menos 31 mortos. Duas centenas de pessoas continuam desaparecidas
12.11.2018 às 8h58
Estima-se que 250 mil pessoas tenham sido forçadas a abandonar as suas casas para evitar os três grandes incêndios no estado norte-americano. O governador pediu a Trump que declarasse o estado de grande desastre. O apelo foi feito depois de o Presidente dos EUA ter ameaçado cortar o financiamento para a Califórnia, ao colocar a culpa dos incêndios na má gestão florestal
HÉLDER GOMES
O número de mortos dos incêndios devastadores que lavram na Califórnia desde quinta-feira subiu para 31, com mais de 200 pessoas ainda desaparecidas, segundo as autoridades.

No incêndio que começou na estrada de Camp Creek no norte do estado americano são já 29 as vítimas mortais, tendo o fogo igualado o incêndio de 1933 no Griffith Park, em Los Angeles, o mais violento registado na Califórnia. No sul, o incêndio de Woolsey tirou a vida a duas pessoas, tendo danificado estâncias balneares, incluindo em Malibu.

Estima-se que 250 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas para evitar os três grandes incêndios na Califórnia.

VENTOS DE MAIS DE 100 KM/H E POSSIBILIDADE DE TORNADOS DE FOGO
Com os ventos fortes que ameaçam espalhar as chamas, o governador do estado, Jerry Brown, pediu ao Presidente Donald Trump que declarasse o estado de grande desastre, uma medida que alocaria mais fundos de emergência federais ao combate aos incêndios. O apelo foi feito depois de Trump ter ameaçado cortar o financiamento para a Califórnia, justificando os incêndios com a má gestão florestal.

Ventos de até 112 quilómetros por hora são esperados nos próximos dias, com a possibilidade de se formarem tornados de fogo, alertam os meteorologistas.

“SEJAM ESPERTOS”, DIZ TRUMP
O pedido do governador visava reforçar a resposta de emergência ao que Jerry Brown apelidou de “natureza catastrófica” dos incêndios florestais. “Estamos a mobilizar tudo o que temos na luta contra estes incêndios e este pedido [visa] garantir que as comunidades nas linhas da frente recebem ajuda federal adicional”, justificou.

No domingo, durante uma visita a França, Trump escreveu no Twitter: “Com gestão florestal adequada, podemos parar a devastação que acontece constantemente na Califórnia. Sejam espertos!”


Donald J. Trump
@realDonaldTrump
 With proper Forest Management, we can stop the devastation constantly going on in California. Get Smart!

95,3 mil
10:40 - 11 de nov de 2018

Na véspera, o Presidente dos EUA já tinha acusado as autoridades estaduais da Califórnia de “má gestão grosseira” das florestas.

O porta-voz do governador, Evan Westrup, classificou os comentários de Trump como “inanes e desinformados”.

Sem comentários: