quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Mural “Louvor da Vivacidade” completa rota do azulejo da Avenida Infante Santo





Mural “Louvor da Vivacidade” completa rota do azulejo da Avenida Infante Santo
Diogo Machado foi o artista escolhido para a criação do mural que e, para o artista, é um tributo aos criadores dos murais já existentes.

JOANA FERREIRA 19 de setembro de 2017, 20:02
https://www.publico.pt/2017/09/19/local/noticia/mural-louvor-da-vivacidade-completa-rota-do-azulejo-da-avenida-infante-santo-1785974

Na última escadaria da Avenida Infante Santo não preenchida por azulejos nasceu o mural “Louvor da Vivacidade”. Em resposta ao desafio lançado pela Junta de Freguesia da Estrela, o artista plástico Add Fuel elaborou um painel cerâmico com cerca de 200 metros quadrados, colocado junto ao edifício número 46. O mural será inaugurado nesta quarta-feira.

O projecto, anunciado a 6 de Maio, Dia Nacional do Azulejo, surge de um desafio da junta ao artista plástico Diogo Machado, mais conhecido como Add Fuel. O mural completa a Rota do Azulejo da Avenida Infante Santo, que conta já com trabalhos de Maria Keil, Eduardo Nery, Júlio Pomar e Alice Jorge, de Sá Nogueira e Carlos Botelho.

Lara Seixo Rodrigues, responsável pela curadoria do projecto, da empresa Mistaker Maker, explicou ao PÚBLICO que, ao descer a Avenida Infante Santo, apercebeu-se que uma das escadarias se encontrava livre. Reuniu com a junta e propôs o encerramento da rota dos azulejos preenchendo-se com um novo mural este espaço vazio.

O processo começou há mais de um ano. No mural foi usada a mesma técnica do stencil utilizada em outros murais de Diogo Machado como “Antiga Mente Nova”, no LX Factory, e “Tem Sempre Encanto”, em Coimbra.

“Uma coisa que era para ser mais simples tornou-se em algo mais complexo”, explica Add Fuel ao PÚBLICO. O que começou por ser um mural pintado será afinal um painel de cerâmica. “Fazia todo o sentido fazer algo mais ambicioso naquele local do que uma simples pintura”.


Diogo Machado refere que o seu mural é uma forma de “prestar um tributo aos artistas que já estão expostos na Avenida Infante Santo”. Assim, escolheu detalhes dessas obras que na sua opinião se destacavam e a partir daí elaborou este tributo.

Sem comentários: