terça-feira, 10 de julho de 2018

"Turismo insustentável" ameaça sítios Património Mundial



"Turismo insustentável" ameaça sítios Património Mundial

Uma das ameaças que pendem sobre os sítios classificados pela UNESCO como Património Mundial é o turismo de massas, admite a responsável Irina Bokova.

ANA ISABEL PEREIRA 14h22 — 07, Julho, 2018

Irina Bokova esteve no Porto, para uma cimeira sobre alterações climáticas.

Organização da Climate Change Leadership

Uma das ameaças que pendem sobre os sítios classificados pela UNESCO como Património Mundial é o turismo de massas, admite a responsável Irina Bokova.

Irina Bokova, ex-diretora-geral da UNESCO e atualmente com a pasta do Património Mundial naquele organismo, admite que o "turismo insustentável" é uma ameaça "à manutenção da classificação de Património Mundial" em muitos locais que hoje ostentam o selo da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

No Porto para a Climate Change Leadership, onde também esteve Barack Obama, a búlgara falou essencialmente dessa ameaça chamada "alterações climáticas", mas também se mostrou preocupada com o "turismo de massas".

"Hoje vemos muitas ameaças à manutenção da classificação de Património Mundial", disse esta sexta-feira, perante um audiência de cerca de três mil pessoas, no Coliseu do Porto. Enumerou essas ameaças e entre elas contou "o turismo insustentável".

"A UNESCO tem olhado com seriedade para estas ameaças e tem tomado medidas duras", partilhou, para de seguida dar o exemplo de Viena e Machu Picchu, que recentemente foram colocados na lista de sítios Património Mundial em risco.

Sobre as alterações climáticas, assunto que trouxe Bokova à cimeira que lançou o "Porto Protocol", explicou que a proteção de locais em risco "pode ser uma solução para a mitigação" do problema e lembrou que os territórios com a classificação de Património Mundial Natural da Humanidade "cobrem 8% da superfície terrestre". Em todo o caso, as alterações climáticas ameaçam quer o património natural, quer o património cultural, frisou, acrescentando que a UNESCO tem vindo a reunir-se com os gestores dos sítios classificados para discutir a problemática.

Irina Bokova, que em 2016 concorreu contra António Guterres à liderança da ONU, esteve no Porto dois dias depois de uma reunião do Comité do Património Mundial, onde a UNESCO decidiu classificar "mais 19 sítios", e numa altura em que a cidade questiona - e o mesmo acontece em Lisboa - a pressão turística, a consequente pressão imobiliária e o afastamento dos locais do centro histórico e da baixa.


Sem comentários: