domingo, 29 de julho de 2018

Nota da Direção do JE sobre o caso Robles



Nota da Direção do JE sobre o caso Robles
A Direção do Jornal Económico repudia as declarações da líder do Bloco de Esquerda.
Redação
Ontem 14:21

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, classificou hoje como “falsa” a notícia publicada na edição desta sexta-feira do Jornal Económico, sobre os investimentos imobiliários do vereador e dirigente bloquista Ricardo Robles, assinada pelos jornalistas Filipe Alves, Gustavo Sampaio e José Varela Rodrigues. A respeito destas declarações, que incluem algumas insinuações, que repudiamos, a Direção Editorial do Jornal Económico esclarece o seguinte:

 1. Todos os factos noticiados foram devidamente comprovados ao longo da nossa investigação, com base em documentos públicos e nas declarações do próprio Ricardo Robles. E os factos da notícia são estes, entre outros: em 2014, Robles, um dos principais críticos da especulação imobiliária em Lisboa, comprou a meias com a irmã um prédio da Segurança Social, por 347 mil euros. Fez obras de reabilitação e de expansão, negociou com os inquilinos a subida da renda e/ou a sua saída e, no final de 2017, colocou o imóvel à venda na imobiliária Porta da Frente, com o intuito de o vender, tendo por base uma avaliação de 5,7 milhões de euros. Alguns meses mais tarde, o imóvel deixou de estar à venda, mas, tal como o próprio Ricardo Robles admite na notícia, o objetivo é voltar a colocar esse prédio no mercado, “a breve trecho”.

2. O Bloco de Esquerda alega que os inquilinos não tiveram de deixar o prédio. É falso, pois tal como o JE noticiou, a maior parte dos arrendatários – quatro em cinco – preferiram sair, sendo que em pelo menos um dos casos essa decisão deveu-se ao facto de não querer pagar a renda que Ricardo Robles lhe exigia. Esses inquilinos eram comerciantes, incluindo um restaurante que existia há duas décadas e dava emprego a cinco pessoas.

3. Na nossa notícia, Ricardo Robles teve oportunidade de contar a sua versão dos factos. E conseguiu fazê-lo. Por respeito à verdade e para reduzir o risco de mal entendidos ou de citações fora do contexto, optamos por reproduzir essas declarações de Ricardo Robles na íntegra, a tal ponto que as suas respostas ocupam metade do espaço da notícia. Nas suas declarações, que foram prestadas por escrito, Ricardo Robles confirma todos os factos descritos nos pontos anteriores, incluindo a saída da maioria dos arrendatários, o valor da avaliação e a intenção de voltar a colocar o imóvel à venda.

4. O Bloco de Esquerda contesta o título da notícia, alegando que Ricardo Robles não ganhou milhões com o negócio. Também isto não corresponde à verdade: devido a este investimento, Ricardo Robles é hoje proprietário de um património imobiliário avaliado em vários milhões de euros. Tal como a notícia refere, trata-se de uma mais-valia potencial, mas não deixa de ser verdade que Ricardo Robles é hoje mais rico do que era há quatro anos. Deixamos uma questão para Catarina Martins: quem é mais rica, a pessoa que tem cem mil euros numa conta bancária, ou a que detém património no valor de 5,7 milhões de euros?

5. O Jornal Económico não faz jornalismo sensacionalista nem “justiceiro”. Acreditamos que o jornalismo faz-se respeitando os princípios éticos da profissão, confirmando todos os factos, procurando ouvir as partes atendíveis e fazendo o contraditório. O nosso objetivo não é julgar quem quer que seja na praça pública, mas apenas fornecer aos cidadãos, da forma mais isenta, rigorosa e completa possível, as informações de que necessitam para formarem a sua própria opinião. Foi o que procuramos fazer também neste caso.

6. O nosso trabalho está à vista para quem o quiser avaliar. Ao longo dos últimos dois anos, investigamos casos que envolvem figuras de todos os quadrantes partidários e ideológicos, bem como do mundo dos negócios e das empresas. Estamos tranquilos, porque no JE procuramos viver de acordo com os princípios que apregoamos.

 A Direção do Jornal Económico


Sem comentários: