sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Fraude da Volkswagen alastra-se e Bruxelas pede investigações nacionais


Fraude da Volkswagen alastra-se e Bruxelas pede investigações nacionais

Grupo alemão vai nomear amanhã novo presidente executivo. CEO da Porsche é dado como o nome mais provável

João Pedro Pereira / 25-9-2015 / PÚBLICO

A fraude detectada nos EUA foi apenas o começo. Já surgiram sinais de que o problema se estende também à Europa e a outras marcas para além da Volkswagen, num caso que está a lançar desconfiança tanto sobre os fabricantes europeus, como sobre as práticas de regulação.
Ontem, a Comissão Europeia apelou a que todos os Estados-membros levem a cabo investigações nacionais e comuniquem os resultados a Bruxelas. “A nossa mensagem é clara: tolerância zero com a fraude e cumprimento rigoroso das regras europeias”, afirmou, em comunicado, a comissária Elzbieta Bienkowska, que tem a pasta do Mercado Interno e Indústria. “Precisamos de toda a informação e de testes robustos de emissão de poluentes”.
Contrariamente ao que acontece nos EUA, que são mais exigentes a este respeito, a União Europeia ainda não faz testes em estrada. Estes vão começar a ser introduzidos no início do próximo ano, mas ainda não se sabe o que acontecerá se os resultados forem muito diferentes dos obtidos em laboratório. “Ainda temos de chegar a um acordo no tratamento a dar à certificação em caso de grande divergência entre os resultados dos testes de emissão de poluentes em laboratório e em condução real”, referiu a Comissão.
Ainda antes do apelo, alguns países já tinham decidido avançar. O Governo francês vai analisar carros de todas as marcas. No Reino Unido, o regulador está em conversações com os fabricantes e poderá vir a fazer novos testes de laboratório.
Em Portugal, o ministro da Economia, António Pires de Lima, adiantou que o Governo está trabalhar com o Instituto de Mobilidade e Transportes “para perceber se há alguma implicação para Portugal”. Pires de Lima disse ainda ter falado com responsáveis da Autoeuropa, a fábrica da Volkswagen em Palmela, que asseguraram que os automóveis feitos em Portugal não incluem o sistema fraudulento.
O Governo alemão, entretanto, afirmou ter descoberto que a Volkswagen também manipulou os testes dos motores a diesel comercializados no mercado europeu. O ministro dos Transportes, Alexander Dobrindt, disse que uma comissão especial formada para investigar o assunto foi informada por executivos da própria Volkswagen de que alguns modelos na Europa também estavam equipados com software para emitir menos gases poluentes quando estavam a ser testados. Segundo o ministro, a empresa referiu-se aos veículos com motores a diesel de cilindradas 1.6 e 2.0.
A revelação aconteceu no mesmo dia em que a revista alemã Auto Bild divulgou resultados de testes que indicam que um modelo Volkswagen e um outro da BMW ultrapassam os limites legais na União Europeia para a emissão de óxido de azoto — um poluente associado a asma e outras doenças pulmonares e que motivou o processo nos EUA. Os testes foram feitos pelo Conselho Internacional para a Transportação Limpa, o mesmo grupo ambientalista que alertou as autoridades americanas para as irregularidades. Àquela revista, a BMW negou ter nos seus carros qualquer sistema que manipule as emissões quando estes estão a ser testados.
Por outro lado, o jornal El País noticiou que os motores da Volkswagen com o sistema de fraude foram também usados, desde 2009, em mais de meio milhão de veículos da Seat, a marca espanhola que é subsidiária do grupo alemão. A Seat confirmou ter usado aqueles motores, mas não revelou em quantos carros.


A Volkswagen está a esforçarse por conter a maior crise da sua história. A empresa deverá hoje anunciar um novo presidente executivo. O actual CEO da Porsche, Matthias Müller, tem sido o nome mais apontado. O grupo também já indicou que afastará mais executivos de topo.

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