Número de bancos
vai ser reduzido em todos os comboios da travessia do Tejo
26.12.2019 19h19
Lusa
Informação
avançada pela Fertagus.
A Fertagus,
concessionária da travessia ferroviária na Ponte 25 de Abril, entre Lisboa e
Setúbal, vai reduzir o número de bancos para criar lugares em pé em todos os
comboios, até ao final de janeiro, anunciou esta quinta-feira a empresa.
"Tiram-se
116 bancos e cria-se um espaço total para 172 pessoas", indicou a
presidente executiva da Fertagus, Cristina Dourado, referindo que este foi o
modelo de teste implementado num dos 18 comboios da empresa, que circula desde
agosto com esta alteração.
Esta modificação
vai abranger os restantes 17 comboios, mas "não irá retirar tantos lugares
sentados", ressalvou a administradora da Fertagus, em declarações à
agência Lusa, apontando para menos cerca de 80 lugares sentados em cada
comboio.
"Provavelmente,
no final de janeiro conseguimos ter todos transformados", perspetivou
Cristina Dourado, adiantando que se trata de "um investimento que ronda os
200 mil euros".
Falando à margem
do acordo de reposição do equilíbrio financeiro do contrato de concessão da
travessia ferroviária na Ponte 25 de Abril, assinado hoje entre o Estado
português e a Fertagus, em Lisboa, a presidente executiva da Fertagus disse que
a ideia é "cria zonas de clareiras, que permitem às pessoas circularem
melhor e acomodarem-se melhor", assim como "aumentar a
capacidade" de passageiros, uma vez que, neste momento, todos os lugares
são sentados.
"Cada
comboio é composto por duas [carruagens] motoras, uma à frente e outra atrás, e
duas carruagens intermédias. O que estamos a fazer é a alteração do número de
lugares nas duas carruagens intermédias e vamos fazer essas alterações de forma
a criar zonas mais amplas, para as pessoas poderem circular, entrar e sair,
mais rapidamente do comboio, circularem melhor", explicou a administradora
da Fertagus.
Desde agosto
deste ano que um dos 18 comboios está a circular com este 'layout',
destacando-se as alterações no interior da unidade, que passam por retirar
bancos e criar espaços maiores de circulação, "porque as unidades são de
dois pisos e há uma grande acumulação dos passageiros nas plataformas".
"Temos
estado a testar para ver que melhorias e que adaptações podem ser feitas para
generalizar às restantes unidades", referiu Cristina Dourado, revelando
que, relativamente à satisfação com a alteração que está a ser feita, "a
maior parte dos clientes dá 3 ou mais", numa escala de 1 a 5, ou seja,
"2/3 dos clientes que foram questionados sobre a medida concordam".
Além da alteração
do interior dos comboios, a Fertagus está a trabalhar na informação aos
passageiros, para que possam consultar de forma mais eficiente a oferta de
transporte disponível, bem como a analisar os horários e a distribuição das
pessoas pelos diversos horários, para ver melhor se é possível fazer alguns
ajustamentos.
Com ajustamento
de horário em setembro, a empresa pretende voltar a avaliar a situação em
janeiro, no sentido de ver se "ainda é possível fazer algum reforço de
alguma oferta", reconhecendo que tal "é muito difícil".
Em 15 de maio, o
jornal Diário de Notícias (DN) informou que a Fertagus iria alterar o interior
dos comboios para poder responder ao aumento do número de pessoas que estão a
utilizar a ligação ferroviária entre Lisboa e Setúbal pela Ponte 25 de Abril e
que, até ao final daquele mês, iriam ser retirados alguns bancos das
carruagens, o que visava possibilitar o transporte de mais passageiros em pé.
Fonte da empresa
adiantou ao DN, na altura, que está ainda a ser estudado com o fabricante das
carruagens, a Alstom, a hipótese de ser adicionada uma quinta composição no
conjunto de quatro unidades que agora circulam.
Além disso,
acrescentou a fonte, está a ser preparado "um novo horário com o objetivo
de responder melhor às situações de maior concentração de procura, que venham a
demonstrar-se efetivamente necessários durante o mês de maio, primeiro mês de
aplicação em exclusivo dos títulos Navegante na Fertagus".
Sem comentários:
Enviar um comentário