segunda-feira, 17 de junho de 2019

Berardo vai abrir Museu do Azulejo em Estremoz



Berardo vai abrir Museu do Azulejo em Estremoz
17.06.2019 às 7h29

Em outubro deste ano, ou seja, daqui a cerca de três meses, irá abrir no Palácio dos Henriques, também conhecido por Palácio Tocha, o Museu do Azulejo - que terá como designação oficial Museu Berardo Estremoz

EXPRESSO
Apesar dos tumultos legais que enfrenta, Joe Berardo continua a expandir o seu império cultural. De acordo com o “Público” esta segunda-feira, o empresário madeirense celebrou com a Câmara de Estremoz, a 14 de julho de 2016 e a 17 de abril deste ano, respetivamente, um contrato para a instalação, na cidade alentejana, de dois novos museus: um para a sua coleção de azulejaria, outro para a sua coleção de arte africana.

Em outubro deste ano, ou seja, daqui a cerca de três meses, irá abrir no Palácio dos Henriques, também conhecido por Palácio Tocha, o Museu do Azulejo - que terá como designação oficial Museu Berardo Estremoz.

Os riscos resultantes da instalação dos dois museus “não são evitáveis”, admitiu o presidente da Câmara de Estremoz, o independente Francisco Ramos, em declarações ao matutino. Em todo o caso, os direitos e as obrigações das partes estão “claramente definidos” e “salvaguardam os interesses da autarquia”, frisou o autarca.

O novo museu irá ocupar um edifício pré-pombalino, construído provavelmente no início do século XVIII, que se encontrava muito degradado. Os trabalhos de adaptação, que estão a decorrer, implicaram um investimento superior a 2,6 milhões de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários.


Sem comentários: