segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

CML pavimentou 49 ruas em 2015


CML pavimentou 49 ruas em 2015

Para 2016, está previsto um investimento de 16 milhões para 160 obras
12 jan 2016 / PÚBLICO

Em 2015, ano em que deu início a “um investimento sem precedentes” na pavimentação das ruas da cidade, a Câmara de Lisboa concluiu 49 obras e lançou outras 15. Para este ano, está previsto um investimento de 16 milhões de euros, valor que permitirá a realização de 160 intervenções.
Ontem, cerca de seis meses depois de ter apresentado publicamente o plano de pavimentação de vias para o período entre 2015 e 2020, o presidente da câmara fez um “balanço intercalar” da sua execução. A intenção de Fernando Medina é que daqui para a frente estes balanços se realizem a cada três meses, por forma a contribuir para que haja “uma total e absoluta transparência” em torno do plano municipal.
Para o ano de 2015, aquilo que estava previsto, conforme foi anunciado em Julho, era que fossem intervencionados 48 arruamentos. Segundo Fernando Medina, a essa lista inicial foram entretanto acrescentadas outras 41 intervenções, numa demonstração de que este “é um programa em construção, em movimento”, não existindo “uma lista estática de intervenções”, mas sim “uma lista de intervenções prioritárias”.
Das 89 obras calendarizadas para o ano passado, há 15 que estão em curso e 49 concluídas. Entre as últimas, o autarca socialista destacou a da Avenida dos Estados Unidos da América, acrescentando que o trabalho feito nessa via “está a prosseguir pela Avenida das Forças Armadas” e incluirá também a rotunda de Entrecampos.
Em relação às 25 intervenções que ficaram por iniciar, Fernando Medina atribuiu o atraso a “um conjunto de razões”. Instado pelo PÚBLICO a precisar essas razões, o presidente da câmara apontou factores como a “incorporação” de algumas obras num outro programa municipal, o Uma Praça em Cada Bairro, a introdução de alterações em alguns projectos e a decisão de adiar algumas obras para que não ocorressem em simultâneo com outras, prejudicando a mobilidade.

De acordo com o autarca, este ano, o investimento na pavimentação de ruas (que em vários casos inclui a reconstrução das ruas e a alteração do seu perfil, bem como alterações nos sistemas de drenagem e saneamento) será de pelo menos 16 milhões de euros. Mas espera que esse montante possa ser “alargado”.

Sem comentários: