sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Directora do Museu dos Coches: despacho da secretária de Estado é “ilegal”


                               Ministra da Cultura, Graça Fonseca


Directora do Museu dos Coches: despacho da secretária de Estado é “ilegal”

Silvana Bessone apresentou reclamação sobre ordem de cedência de colecção ao futuro Hotel Vila Galé de Alter do Chão no âmbito do Revive, após meses de oposição na DGPC. Tutela diz que protocolo ainda não foi assinado e que condições museológicas serão cumpridas. É “uma situação absolutamente insólita”, diz presidente do ICOM Europa.

Joana Amaral Cardoso 21 de Fevereiro de 2020, 21:31

A directora do Museu Nacional dos Coches apresentou uma denúncia à Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) em que alega a ilegalidade da cedência de 42 peças da colecção Rainer Daehnhardt ao grupo hoteleiro Vila Galé, ordenada pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural no âmbito do programa Revive — a primeira de mais que a tutela planeia para hotéis nascidos do programa que rentabiliza monumentos. O documento, a que o PÚBLICO teve acesso, é o culminar de pareceres contrários à cedência da colecção de arte e equestre e nele a directora, Silvana Bessone, acusa o despacho da governante Ângela Ferreira de “conter ilegalidades” e de ser, no fundo, “uma ordem que considera ilegal”.

Em causa está o despacho de 13 de Janeiro de 2020, assinado por Ângela Ferreira, que determina que “deve a DGPC diligenciar no sentido de serem cedidas à Vila Galé Internacional S.A. as obras de arte pertencentes à Colecção Rainer Daehnhardt por esta requeridas” (excepto 13 peças em que a Companhia das Lezírias mostrou interesse), num total de 42 que devem migrar para Alter do Chão. A colecção, adquirida pelo Estado no âmbito do espólio da Fundação Alter Real em 2012, está sob alçada da DGPC desde 2017 e depositada no Museu Nacional dos Coches (MNC) desde 2018. No auto de entrega dos bens da fundação ao MNC chega a referir-se que têm um valor global de cerca de 997 mil euros.

 Já nos Coches, esclarece Silvana Bessone no requerimento, a colecção foi estudada e inventariada — faz assim parte da colecção do museu e qualifica-se como património público à guarda da instituição que dirige.

A rara “reclamação de ordem ilegal” da directora do museu foi enviada dia 17 à directora-geral do Património cessante, Paula Silva. Nela se citam documentos em que a directora-geral do Património e a directora do Departamento de Museus, Conservação e Credenciação da DGPC, Teresa Mourão, se manifestaram contra a cedência das obras ao longo do último ano.

O arqueólogo e presidente da secção europeia do Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla inglesa), Luís Raposo, aplaude a iniciativa da directora do MNC, atitude que lhe parece inédita na defesa de colecções nacionais de património. “É uma reacção plenamente justificada” ao despacho da secretária de Estado, acrescenta, “quer por razões de enquadramento legal, quer por razões técnicas e de ética profissional”, diz ao PÚBLICO. Uma reacção a “uma situação absolutamente insólita”, para Raposo, que espera que não passe a constituir política de fundo na gestão do património de “um Governo que se diz de esquerda, e deveria defender valores totalmente contrários a estes”.

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"Ilegal” e “inválido"

Em mais de 100 páginas de uma reclamação formal e de 12 anexos que documentam o processo, Silvana Bessone defende o que se pode resumir em três grandes argumentos, para os quais apresenta sustentação jurídica, sobre a ilegalidade da ordem de cedência das obras ao Vila Galé de Alter do Chão: viola as competências da direcção do museu; contraria o conceito de cedência temporária de bens culturais incluídos em museus; e, ainda, terá um problema de base – a ministra Graça Fonseca não terá delegado formalmente as suas competências sobre o Museu dos Coches, guardião da colecção em causa, na sua secretária de Estado.

Silvana Bessone apoia-se na Lei de Autonomia dos Museus, no Código de Procedimento Administrativo e na Lei Quadro dos Museus Portugueses para demonstrar que o despacho que ordena que a DGPC ceda as obras é um acto “ilegal”.

A reclamação da directora do MNC argumenta que o despacho da secretária de Estado Adjunta é “uma ordem concreta, que se traduz num acto administrativo” e que isso “afasta a competência da própria directora” do museu que é a guardiã da colecção. Assim, lê-se no mesmo, “por violação das regras de competência própria” patentes no regime jurídico de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios e de acordo com o Código de Procedimento Administrativo, “o acto de sua excelência a secretária de Estado Adjunta do Património Cultural é ilegal”.

Por outro lado, também “contraria”, lê-se ainda “o conceito de cedência temporária de bens culturais incorporados em museu e consagrado na Lei Quadro dos Museus Portugueses” por se tratar de uma cedência a uma unidade hoteleira e por períodos renováveis (a concessão do imóvel no âmbito do Revive é por 50 anos), o que “não obedece ao conceito de exposição temporária ou itinerante” da lei, diz o documento; à luz do mesmo código, o despacho padecerá “de invalidade”. Noutro ponto, Silvana Bessone defende ainda que o despacho sofre de “incompetência” — citando o Regime Jurídico de Autonomia de Gestão dos Museus, Monumentos e Palácios, demonstra que “a ministra da Cultura não delegou as suas competências sobre a direcção das unidades orgânicas, em que se inclui o MNC, em sua excelência a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural”, o que tornará o documento de Ângela Ferreira “inválido”.

No requerimento, Bessone repete ainda um pedido: que seja ouvida a Secção de Museus, Conservação, Restauro e Património Imaterial do Conselho Nacional da Cultura. E o ICOM Portugal requereu já formalmente uma reunião da secção para debater este despacho, revela Luís Raposo ao PÚBLICO.

O “teste” de Alter
O plano de cedência a 25 anos de “uma colecção muito significativa, com valor intrínseco muito grande”, como a descreve Luís Raposo, com peças em prata e outras de grande valor arqueológico, é o primeiro de uma intenção de política pública, anunciada pela secretária de Estado à Agência Lusa na quarta-feira: haverá mais empréstimos do género no âmbito do Revive. “Será permitido aos concessionários poderem fazer exposições temporárias destas obras no seu empreendimento turístico, desde que asseguradas todas as condições técnicas necessárias”. O PÚBLICO questionou esta sexta-feira a secretária de Estado sobre se o teor desta reclamação pode vir a alterar a decisão em causa e o plano de expandir o modelo, mas não obteve resposta a essa pergunta.

A assessora de imprensa do Ministério da Cultura frisa sim ao PÚBLICO que “a cedência desta colecção será temporária” e que “não foi, até à data, assinado qualquer protocolo de cedência”, o que dependerá da verificação e aceitação da “existência das condições museológicas, técnicas e de segurança identificadas pela DGPC”. Diz a mesma fonte oficial que não “flexibilizaram as condições técnicas ou de segurança exigidas para expor uma colecção do Estado” e que já houve visitas da DGPC ao local, e que o hotel (que obteve a concessão da antiga Coudelaria de Alter, onde, diz a tutela, “esta colecção sempre esteve exposta”, em 2018 no âmbito do Revive) se comprometeu a assegurar as condições exigidas.

Luís Raposo aplaude esta “prudência”, mas lembra que essa posição deveria ter sido clara desde o início, tanto mais quando se sabe que os pareceres dos departamentos da DGPC foram negativos. Ao mesmo tempo, opina: “25 anos não é uma exposição temporária; na prática é uma entrega a título gratuito”. Preocupa-o a intenção de se vir a fazer mais cedências de obras do Estado. “Esta declaração é uma espécie de ‘salto em frente’, que significa um mergulho num poço sem fundo, e que este não será um caso único, uma excepção”, nota. Ainda assim, Luís Raposo acredita que a situação “irá ser corrigida, neste caso” de Alter, vendo nele “um teste”.

Em quarto de hotel?
Quinta-feira, a RTP noticiou a existência desta mesma reclamação, dando conta das críticas do próprio historiador Rainer Daehnhardt, responsável pelo coligir da colecção. “Não estou nada a favor nem de empréstimos a hotéis nem a entidades que não estão devidamente qualificadas em defender o património cultural português.”

Nos documentos há menções ao temor de que as peças, que vão de armas a pinturas, passando por estribos ou armaduras, se destinem a pura decoração. O Vila Galé, em Março de 2019, diz num email apenso à reclamação de Bessone que a colecção será “para exposição nas zonas públicas do hotel” na antiga coudelaria. Em Agosto, um parecer de Teresa Mourão detalha que o hotel informa que “as peças figurarão no Salão de Eventos, da Recepção e do Restaurante/Bar” do hotel. “Locais com características totalmente contrárias à exposição com segurança de bens culturais museológicos”, escreve a directora do DMCC, que frisa que “não deverá ser autorizada a cedência” para “fins meramente decorativos, sendo consequentemente negativo o parecer do DMCC”. Ao PÚBLICO, a assessora de imprensa da tutela é agora taxativa: “O destino desta colecção não será a decoração de quartos do hotel ou restaurantes” e “a colecção será exposta num núcleo museológico, dotado de todas as condições técnicas e de segurança adequadas”.

A reclamação de ilegalidade da directora do museu que tem à sua guarda a colecção em disputa revela ainda as contradições e tensões no processo: há o pressuposto de que, como aliás a assessora do ministério reiterou ao PÚBLICO, as obras “nunca chegaram a ser expostas” nos Coches; mas a lista oficial de peças integradas na colecção do museu “demonstra que existem peças que foram integradas na exposição permanente do MNC, quer no novo edifício, quer no Picadeiro Real” e localiza-as mesmo em vitrinas específicas. Dos anexos constam documentos em que está plasmado o desconforto das entidades da gestão do património com o caso, como quando no relatório técnico da DGPC da visita ao futuro hotel em Alter do Chão, datado de dia 12 de Fevereiro, o processo é classificado como “singular” e onde os conservadores manifestam que estão a executar “uma ordem contrária à sua conduta deontológica”.

Silvana Bessone justifica, no final do requerimento, os motivos para esta tomada de posição, uma reacção a “uma ordem que considera ilegal”: “Motivação de colaboração na gestão do serviço público e a assunção da responsabilidade em relação aos bens culturais que deve salvaguardar”, além “do poder de direcção legítimo que considera essenciais no exercício das funções de directora do MNC”. O PÚBLICO contactou a directora do MNC mas até à hora de publicação não obteve resposta.

Foi na sequência do anúncio da substituição de Paula Silva pelo gestor ligado ao imobiliário Bernardo Alabaça na direcção da DGPC que o PÚBLICO avançou que o despacho que autoriza a cedência contraria um parecer técnico de que a tutela teria conhecimento. Um dia depois, o PCP pedia a audição da ministra da Cultura no Parlamento por causa dos planos de cedência, considerando-os um “precedente grave” que podem configurar “apropriação de património público para fins privados”. com Sérgio C. Andrade

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