Câmara
de Lisboa contratou mais de 800 mil euros de marketing com Vítor
Tito
NUNO SÁ LOURENÇO
10/08/2015 - PÚBLICO
Novo
director da campanha socialista prometeu "campanha sóbria".
O PS continuava esta
segunda-feira sem revelar o autor dos cartazes retirados das ruas
este fim-de-semana. Vítor Tito, publicitário do Porto e
administrador da BBZ, empresa de publicidade e marketing desmentiu
ser o responsável.
O PÚBLICO sabe, no
entanto, que a relação deste empresário com o actual
secretário-geral do PS António Costa e com a Câmara de Lisboa tem
alguns anos.
Um ex-dirigente
nacional do PS, que solicitou o anonimato, confirmou ao PÚBLICO a
colaboração de Vítor Tito, a título individual, em campanhas
políticas do PS. Outro socialista, com responsabilidades a nível
concelhio, explicou a forma como o director da BBZ apoiou os
socialistas ao longo dos últimos anos. “O Tito, não a empresa
dele, tem realizado algumas colaborações, de há alguns anos para
cá, com António Costa”, resume. Um dos exemplos desse apoio
informal ocorreu durante a campanha interna que conduziu Costa à
liderança do PS. Colaborou também na preparação da campanha de
Manuel Pizarro às autárquicas no Porto: “Reunia de vez em quando
para dar alguns inputs”.
Ao que o PÚBLICO
apurou, a relação com António Costa vem da Câmara. A BBZ trabalha
para o município de Lisboa na sua área de mercado. Foi isso que
Vítor Tito assinalou quando reagiu a uma notícia do DN. Ao site do
Observador, que também se referiu a este assunto, Vítor Tito
assegurou que a BBZ “nunca, mesmo nunca, teve qualquer contrato de
colaboração ou de prestação de serviços com qualquer partido ou
organização partidária”. E acrescentou não ter facturado “um
cêntimo a qualquer organização política ou partidária”.
Já com a câmara de
Lisboa, a BBZ de Vítor Tito trabalhou. De acordo com os dados
públicos disponibilizados no site Base.gov.pt, a câmara municipal
da capital celebrou, entre Dezembro de 2008 e Outubro de 2014, 16
contratos por ajuste directo com a BBZ. A prestação de serviços na
área do marketing e publicidade rendeu à empresa de Vítor Tito um
total de 818 mil euros nesse período de tempo. O contrato mais
recente data de Outubro do ano passado. A Câmara acordou o pagamento
de 32.500 euros pela “Aquisição de Serviços para Concepção,
produção, montagem e desmontagem de Stand e concepção de material
de divulgação para apresentação da CML no Salão Imobiliário de
Lisboa”.
Em Dezembro de 2012,
por exemplo, a edilidade pagou 157 mil euros por uma “Campanha de
Sensibilização na área da gestão dos resíduos urbanos e limpeza
pública na cidade de Lisboa denominada Não Há Volta a Dar”. E,
em 2009, pagou 140 mil euros por um conjunto de “spots de TV e
rádio” contratados pelo Departamento de Higiene e Resíduos
Sólidos da Câmara.
O PÚBLICO tentou
contactar Vítor Tito através da sua empresa e do seu correio
electrónico pessoal. Vitor Tito não respondeu às solicitações
deste jornal.
Depois do
fim-de-semana turbulento, o PS colocou online, esta segunda-feira, a
sua campanha digital da candidatura às legislativas. Sobre a
polémica dos cartazes, nem mais uma palavra. Os socialistas
escusaram-se a divulgar de quem era a autoria dos outdoors onde
surgiam figurantes ao lado de frases que, veio a saber-se, não
retratavam a situação dos próprios: desemprego, emigração e
precaridade.
“O PS já disse
tudo o que tinha a dizer, o assunto está encerrado”, resumia nesta
segunda-feira a assessora de imprensa de António Costa. No entanto,
confirmava que a campanha digital apresentada é da responsabilidade
de Edson Athaíde, o publicista contratado pelos socialistas e cujos
cartazes motivaram polémica em alguns sectores do partido.
Além do site,
costa2015.pt, ficaram também disponíveis as contas nas redes
sociais, incluindo no Facebook, onde o novo director de campanha,
Duarte Cordeiro, definiu os seus objectivos para o novo cargo.
"Teremos uma campanha sóbria, mas com alegria e confiança no
futuro de Portugal, apostando no esclarecimento cabal das eleitoras e
dos eleitores. Para tal, iremos motivar muitas iniciativas de rua que
envolvam todo o Partido e todos os candidatos. Será pelo contacto
directo com o maior número de pessoas que reforçaremos o apoio ao
PS", lia-se ontem num ‘post' publicado pelo responsável que
veio da câmara de Lisboa na sua página na rede social Facebook.
No sábado, os
cartazes polémicos já estavam a ser substituídos. Em vez dos
figurantes, surge agora como protagonista o próprio António Costa,
com o slogan “Confiança”. A conferência de imprensa de
apresentação de novos materiais de campanha do partido, como as
novas páginas na net e o jornal de campanha, que estava prevista
para ontem acabou por ser desconvocada.
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