sábado, 16 de fevereiro de 2013

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL E SENSIBILIDADE PATRIMONIAL "Leitaria A Camponesa" .14/06/2010


Não ... não estamos em Paris algures à volta dos antigos "Halles" nem este é um projecto de Hector Guimard ... nem estamos em Bruxelas a observar um projecto de Victor Horta ... estamos simplesmente na Baixa, na Rua dos Sapateiros, 155, a admirar um belíssimo e coerente exemplo de um Projecto "Arte Nova".
De resto a deliciosa conjugação dos emolduramentos-cantarias "Arte Nova" com um painel de azulejos "naturalista"( José António Jorge Pinto-1907) representando uma "saloia", ilustra-nos e situa-nos o carácter do Projecto.
O Projecto da autoria do arquitecto Domingues Pinto de 1907, ilustra também uma intenção mais sofisticada e cosmopolita para uma pequena Leitaria ... assim como a elaboração decorativa do seu interior e a sua coerência dentro da linguagem "Arte Nova".
Os dois outros painéis "naturalistas" de cenas campestres e bucólicas associadas à produção de lacticínios são também da autoria de José António Jorge Pinto e datam de 1907 e 1908.
O estabelecimento passa para José Domingos Diogo em 1913, e desde esse momento permaneceu propriedade da mesma família.
Foi em 2007 que a neta juntamente com a prima resolveram assumir a gerência do estabelecimento, pretendendo desde o início fazer um Restauro cuidado do mesmo ... o resto da história é ilustrada por um período de 11 meses, de relações com a Unidade de Projecto da Baixa Chiado e com o, então, IPPAR ... O resultado merece os nossos parabéns e era bom que também o merecesse da parte da C.M.L., através da tal atribuição de um prémio-louvor com placa de bronze e tudo ... mas o maior prémio seria elevar o grau de protecção deste verdadeiro monumento a uma classificação Patrimonial digna do seu valor ...
Saudações de António Sérgio Rosa de Carvalho












Sem comentários: