Lisboa
é a cidade ibérica com mais trânsito. Mas está entre as melhores
da Europa em mobilidade
Lisboa
e Porto têm níveis de congestionamento de trânsito acima de
Madrid. Quem conduz em Lisboa passa, em média, 154 horas por ano no
trânsito. 118 horas para os condutores no Porto.
MARGARIDA DAVID
CARDOSO 22 de Fevereiro de 2017, 16:02
Na mesma semana, a
mobilidade em Lisboa recebeu duas distinções. Por um lado, esta
terça-feira, a cidade chegou à final do Prémio da Semana Europeia
da Mobilidade 2016 – é a segunda vez que a capital portuguesa é
uma das três finalistas do prémio atribuído anualmente pela
Comissão Europeia. Por outro, o Índice de Tráfego Global Anual
2017 concluiu que Lisboa é, também pelo segundo ano consecutivo, a
cidade mais congestionada da Península Ibérica.
No ano em que 63
cidades concorreram ao Prémio da Semana Europeia da Mobilidade,
Lisboa conseguiu estar entre as três finalistas do prémio que
distingue as autarquias que aplicaram as melhores práticas em prol
da sustentabilidade da mobilidade na cidade. Para a Comissão
Europeia, Lisboa distingue-se pela transformação dos seus espaços
públicos em zonas mais dirigidas aos peões.
Como medidas
permanentes e “exemplares” implementadas em Lisboa no ano
passado, a câmara destaca, em comunicado, a intervenção no Eixo
Central (Avenida da República e Fontes Pereira de Melo), o programa
uma Praça em Cada Bairro e a requalificação da frente ribeirinha
(Cais do Sodré, Corpo Santo e Campo das Cebolas).
As outras duas
cidades finalistas, Malmo (Suécia) e Skopje (Macedónia),
distinguiram-se pela aposta nas bicicletas como meio de transporte
sustentável e pelo sistema de partilha de viaturas entre residentes,
respectivamente. A 20 de Março é conhecida a cidade vencedora.
Mas entretanto
chegaram os resultados do Índice de Tráfego Global Anual 2017.
Depois de analisar cinco cidades portuguesas e 22 espanholas, o
estudo, baseado no histórico de dados da empresa neerlandesa de GPS
TomTom ao longo do ano 2016, concluiu que Lisboa é a cidade mais
congestionada da Península Ibérica.
Quem conduzir em
Lisboa perde, em média, 40 minutos por dia no trânsito. Ou seja,
154 horas ao final de um ano foram gastas em deslocações de
automóvel, concluiu o estudo.
Em Lisboa, os
condutores passam mais 36% de tempo presos no trânsito do que
aconteceria se a circulação fosse fluida. Em Madrid o nível de
congestionamento é mais baixo (25%). Segue-se Barcelona (31%), Palma
de Maiorca (29%) ou Granada (26%). Esta é a segunda vez consecutiva
que esta distinção sobre Lisboa e os números de 2016 representam
um aumento de 5% face ao ano anterior.
No Porto, o nível
de congestionamento também fica acima do da capital espanhola (27%)
e sofreu um aumento de 4% face a 2015. Quem conduz nesta cidade
passa, em média, 31 minutos por dia no trânsito. São 118 horas no
final do ano.
Pela primeira vez,
este índice, que analisou em 390 cidades em todo o mundo, apresenta
dados sobre o trânsito em Braga, Coimbra e Funchal. As três cidades
têm níveis de congestionamento bastante inferiores aos das duas
maiores cidades do país: Braga (17%), Coimbra (17%) e Funchal (19%).
Segundo o estudo, em Braga, os condutores esperam, em média, 17
minutos por dia no trânsito (57 horas por ano), em Coimbra 15
minutos por dia (57 horas anuais) e no Funchal, cerca de 20 minutos
por dia (76 horas anuais).
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