quarta-feira, 23 de junho de 2021

Delta Plus: Índia alerta para mutação variante já presente em Portugal

 


Delta Plus: Índia alerta para mutação variante já presente em Portugal

 

Até ao momento, foram identificados 22 casos da variante Delta Plus e ministro da Saúde indiano diz que já circula em nove países, incluindo Portugal.

 

Pedro Bastos Reis

Texto

22 jun 2021, 23:46 2

   https://observador.pt/2021/06/22/delta-plus-india-alerta-para-nova-variante-que-podera-ja-ter-chegado-a-portugal/?fbclid=IwAR349Gts-U7AJRZV_DXqvbY-9sjQtUFy6-82ems7yNvOMO5z0whK7WAGfT0

 

A Índia emitiu esta terça-feira um alerta para a disseminação de uma mutação da variante Delta, identificada como Delta Plus, que já terá sido detetada em nove países, incluindo Portugal. De acordo com o Ministério da Saúde indiano, foram identificados mais de 20 de casos da mutação em três estados indianos, 16 dos quais no estado de Maharashtra. O receio é que esta variante seja ainda mais transmissível e resistente a anticorpos.

 

Em comunicado, citado pela Reuters, o Ministério da Saúde indiano indica que a variante Delta Plus demonstrou uma elevada transmissibilidade, daí que todos os estados onde a mesma foi identificada tenham sido aconselhados a tomar medidas para travar a sua disseminação, nomeadamente através do aumento da testagem.

 

A Delta Plus é uma mutação da variante Delta, detetada pela primeira vez na Índia, e que se espalhou por pelo menos 92 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Portugal, na região de Lisboa e Vale do Tejo, esta variante já é dominante.

 

Sobre a nova estirpe variante, ainda não se sabe muito, mas o facto de o governo indiano ter emitido um alerta é sinal de preocupação. O Hindustan Times, que cita o ministro da Saúde indiano, refere que a Delta Plus já estará presente em nove países (além de Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, Suíça, Japão, Polónia, Nepal, China e Rússia) e que existem pelo menos 22 casos na Índia.

 

O mesmo jornal indiano, tendo por base as conclusões conhecidas até agora por parte do Insacog (um consórcio de laboratórios que estuda o coronavírus e as suas mutações), refere que a Delta Plus, além da possibilidade de se transmitir mais rapidamente do que outras variantes, poderá afetar os pulmões com mais intensidade e, possivelmente, poderá reduzir a capacidade dos anticorpos para a neutralizar. No entanto, todas estas questões ainda estão a ser analisadas e ainda parece cedo para tirar conclusões, tendo em conta que existem poucos casos identificados e analisados até agora.

 

Para evitar que a nova mutação da variante se espalhe como aconteceu com a variante Delta, o governo indiano apelou a que sejam tomadas medidas nos locais onde foram identificados os casos da Delta Plus, nomedamente o aumento de testagem, limitações nos ajuntamentos e uma aceleração do processo de vacinação.

 

Na segunda-feira, relata a Reuters, a Índia atingiu um recorde ao vacinar 8,6 milhões de pessoas num só dia. No país, já foram administradas mais de 288,7 milhões de doses da vacina, cerca de 5,5% do total de 950 milhões de pessoas elegíveis para a vacina.

Sem comentários: