segunda-feira, 28 de junho de 2021

A profundidade histórica do atraso português

 



OPINIÃO

A profundidade histórica do atraso português

 

Na sequência do texto de Fernando Rosas no P2 sobre a polémica que envolveu a intervenção de Nuno Palma na convenção do Movimento Europa e Liberdade, o professor de Economia na Universidade de Manchester responde aos argumentos do historiador.

 


Nuno Palma

27 de Junho de 2021, 7:32

https://www.publico.pt/2021/06/27/economia/opiniao/profundidade-historica-atraso-portugues-1967798

 

Fernando Rosas merece os parabéns por elevar o debate sobre as causas do atraso português acima do nível infantil em que vários políticos o têm tentado colocar. Rosas reconhece que “no pós-guerra (…) a economia regista um crescimento sem precedentes. Será, na história recente do país (…) o período em que se verificou uma aproximação real em relação às outras economias do Ocidente europeu”. Quanto eu disse isto no MEL, fui acusado de estar a defender “as virtudes do regime fascista em Portugal” (eurodeputado Pedro Marques), de ser “simpatizante da ditadura” (deputado e secretário-geral da Juventude Socialista) e de estar a “branquear o Estado Novo” (líder parlamentar do PS). Será que Fernando Rosas também virá a ser alvo das mesmas acusações? O texto de Rosas, ao afastar-se deste tenebroso obscurantismo anticientífico, é suficientemente rico para merecer uma resposta, ainda que não tenha conseguido deixar de lado lamentáveis insinuações e julgamentos de intenção.

 

O erro fundamental de Rosas e outros da sua escola, condicionados como estão pelos seus estereótipos ideológicos, é desconhecerem a profundidade histórica do atraso português. O essencial é isto: as raízes do atraso de Portugal são muito anteriores ao Estado Novo, tanto a nível económico como político ou institucional.

 

Em termos económicos, o declínio de Portugal começa décadas antes das guerras napoleónicas (gráfico abaixo). Quando chegamos a meados do século XIX, Portugal já era o país mais pobre da Europa Ocidental (conforme tabela). Em 1900, era o país com maior percentagem de analfabetos (75%). Em termos institucionais, as Cortes deixaram de se reunir em Portugal a partir de finais do século XVII. Voltaram a reunir-se no século XIX, em moldes diferentes, mas o sistema político manteve-se disfuncional.

 

Por tudo isto, o Estado Novo herdou um país profundamente atrasado. Não é de surpreender que, em meados do século XX, vários indicadores de bem-estar estivessem piores do que os de outros países europeus. Quando se quer analisar as políticas do Estado Novo, é necessário entender este contexto histórico. E é por isso que não faz sentido centrar o debate das causas do atraso exclusivamente nesse regime. Como já tenho salientado, assistimos hoje à mesma lógica política que funcionou durante séculos: os partidos dominantes do presente sentem a necessidade de culpar o regime anterior para se legitimarem.

 

O Estado Novo tinha essa mesma narrativa para justificar o 28 de Maio. É instrutivo vermos como um livro único de História, obrigatório para todas as áreas de estudo no antigo 7.º ano do Liceu, descrevia a Primeira República. Vejamos por exemplo a 4.ª edição de A. Martins Afonso, Curso de História da Civilização Portuguesa: descreve o regime republicano parlamentar como uma “permanente agitação política que não lhes dá tempo nem possibilidade de resolver os grandes problemas da administração pública”. O direito à greve é considerado facilitador da desordem e balbúrdia. Já “as efémeras gerências dos sucessivos governos parlamentares não conseguiram realizar a obra de valorização económica e de pacificação social de que Portugal carecia”. Tudo óbvia propaganda em causa própria: “Em vez da prometida ‘paz laboriosa’, o país via-se, ao fim de poucos anos, a braços com uma grande pressão económica e uma permanente agitação política e social.”

 

Neste livro, escreve-se também que a ditadura nacional teria, depois, aberto o caminho ao que é descrito essencialmente como uma epopeia nacional não menos pacífica nem gloriosa do que os termos em que a Resolução de Conselho de Ministros que nomeou Pedro Adão e Silva descreve o 25 de Abril. Sem surpresa, os próprios republicanos tinham antes feito o mesmo: culparam a monarquia como sendo a causa do nosso atraso. E os monárquicos liberais haviam culpado os miguelistas. É sempre a mesma estratégia de passa-culpas.

 

Rosas e outros como ele são incapazes de se libertar dos seus estereótipos ideológicos. A ditadura também veiculava esta visão primária: quem não era pela situação era logo rotulado de comunista. Não podemos admitir que um regime democrático fomente este primarismo em que quem analisar objetivamente o Estado Novo é logo rotulado de fascista. Rosas insinua que o meu objetivo, ao “defender” (segundo ele) as “maravilhas da economia estado-novista”, consistiria em “apresentar o modelo económico do Estado Novo como de exemplar atualidade”. Rosas assina como “historiador”. Também o fazem Manuel Loff, candidato várias vezes nas listas da CDU, ou Pacheco Pereira. Seria mais honesto assinarem “político”.

 

No que respeita às críticas de Rosas ao corporativismo e condicionamento industrial, é curioso ver alguém defensor de um Estado fortemente intervencionista (ao contrário de mim) queixar-se dos problemas que resultam da supressão da concorrência e de setores “garantidos administrativamente pelo Estado”. Já no que respeita à existência de salários baixos, chamo a atenção para um estudo onde se mostra que numa grande empresa oligopolista, a CUF do Barreiro, o salário médio real da mão de obra cresceu 250% entre 1925 e 1974 (Lima et al. 2010). Infelizmente, quando faz comparações de salários internacionais, Rosas mostra desconhecer a noção de paridades de poder de compra.

 

Apesar de o crescimento só se ter iniciado em força a partir do pós-guerra, na verdade, já havia crescimento anterior, ao contrário do que Rosas afirma — como pode ser verificado no gráfico. Mas o que é mais importante é que houve aspetos em que a ditadura militar e o Estado Novo estiveram associados a progresso desde um momento anterior à guerra. Um aspeto importante foi o combate contra um problema secular da economia portuguesa: o analfabetismo. Na sequência de uma Primeira República que nesta área tudo havia prometido e pouco havia conseguido, houve um claro progresso na luta contra o analfabetismo infantil logo desde 1926, tendo sido a validade do nosso estudo já reconhecido em Portugal, por exemplo, pelo economista Luís Aguiar-Conraria.

 

É por isso falsa a ideia de que o país só se desenvolveu a partir do pós-guerra. Note-se, aliás, que Rosas escreve que, “com cerca de 29% de analfabetos em 1970, Portugal só era ultrapassado pela Turquia”. Comete a falácia de misturar gerações: em 1970 o Estado Novo já tinha resolvido o problema do analfabetismo entre as crianças, por isso resolvendo o problema a prazo. E com referência aos dias de hoje, Portugal continua a ser dos países mais atrasados da Europa a nível educativo, mesmo entre os jovens: continua a ser dos mais próximos da Turquia, mesmo para as gerações posteriores ao 25 de Abril. Também isto é culpa do Estado Novo?

 

O erro fundamental de Rosas e outros da sua escola, condicionados como estão pelos seus estereótipos ideológicos, é desconhecerem a profundidade histórica do atraso português

 

Como eu sempre disse, o progresso económico que aconteceu durante o Estado Novo não justifica o regime a nível político. Mas, ao contrário do que afirma Rosas, é evidente que a política se pode separar da economia no sentido em que também foi por ter sido uma economia de mercado, progressivamente integrada no mercado europeu, que Portugal cresceu e convergiu de forma sustentada — o que não aconteceu nas economias comunistas do Leste da Europa. A economia chinesa tem crescido de forma sustentada nas últimas décadas numa lógica semelhante, e reconhecer isso não é branquear coisa nenhuma. O ridículo é querer fazer do Estado Novo bode expiatório para os sérios problemas que Portugal tem hoje, como tentam fazer políticos oportunistas.

 

O Estado Novo foi um regime do seu tempo, que até conseguiu fazer reformas a nível educativo, de justiça (Álvares e Garoupa 2020) e de integração europeia. Nem eu nem nenhum outro liberal tem qualquer tipo de atração por ditaduras: pelo contrário, são as economias de planeamento central que Rosas admira que são por natureza ditatoriais. Já os nossos problemas de hoje são em primeiro lugar responsabilidade das instituições e dos políticos atuais.

 

Termino com uma dolorosa observação: se até um regime tão iníquo e condenável como o Estado Novo conseguiu gerar convergência e aumentos de bem-estar para a população, algo de grave tem de estar a falhar com o comportamento das instituições e elites políticas que nos governam. A verdade é que o modelo económico português excessivamente assente no Estado e nas ajudas europeias gera menos crescimento e mais desigualdade do que os modelos mais liberais e mais democráticos de vários países da Europa do Leste, ainda que tenham partido de uma situação económica pior do que a nossa há apenas 20 anos. É por isso que estamos a divergir da Europa e é para aqui que temos de olhar para encontrar a verdadeira fonte dos nossos problemas.

 

Quanto à historiografia militante antifascista de Rosas e outros como ele: é manifestamente provinciana, sendo a sua influência nacional proporcional à sua completa irrelevância internacional. Define-se pela falta de rigor quantitativo, pela incapacidade de separar afirmações descritivas de normativas e pelas constantes manipulações demagógicas que tornam inviável qualquer tipo de análise isenta. Tudo não passa de política mascarada de história e, como tal, tem o mesmo destino da historiografia nacionalista do tempo do Estado Novo: daqui a 50 anos, será vista como um curioso produto do seu tempo — e nada mais.

 

Professor de Economia na Universidade de Manchester e Investigador do ICS-ULisboa

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