sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Sociedade investe 2,8 milhões na recuperação do palácio e jardins de Queluz


Sociedade investe 2,8 milhões na recuperação do palácio e jardins de Queluz
LUSA/ PÚBLICO 22/01/2015 -

Os trabalhos vão incidir sobre o património edificado e nos jardins históricos.

A recuperação dos jardins e do palácio nacional de Queluz teve início na segunda semana de Janeiro, com um investimento global de 2,8 milhões de euros, anunciou nesta quinta-feira a sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML).

Uma fonte oficial da sociedade de capitais públicos que gere os monumentos do concelho de Sintra explicou que o palácio e os jardins de Queluz beneficiaram de um profundo "diagnóstico das patologias e agora começaram as intervenções" para recuperar o monumento nacional.

A sociedade informou, em comunicado, que os trabalhos vão incidir sobre o património edificado e nos jardins históricos de um dos mais importantes exemplares da arquitectura palaciana dos séculos XVIII e XIX (período marcado pelo barroco, o rococó e o neoclassicismo).

As intervenções incluem a reabilitação de fachadas, cantarias, vãos e coberturas, a revisão das infra-estruturas de energia e comunicações, a ligação do sistema de saneamento à rede pública e o sistema de videovigilância.

No piso térreo, inacabado desde a reconstrução após um incêndio que afectou o monumento em 1934, será instalada uma cafetaria, um auditório e um espaço de apoio para eventos.

Segundo a PSML, criada em 2000 para gerir os monumentos na Paisagem Cultural de Sintra, o diagnóstico efetuado após assumir a gestão do palácios e jardins de Queluz, em 2012, confirmou "o elevado estado geral de degradação do conjunto, devido à carência quase total de investimentos".

Especialistas da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e do Instituto Superior Técnico participaram na análise das prioridades de intervenção, com conclusão prevista no património edificado até ao verão.

Os trabalhos vão permitir manter os percursos de visita do monumento, no prosseguimento da política de "aberto para obras" da PSML, para que os visitantes acompanhem o progresso das intervenções, adiantou a sociedade.

Apesar do início dos trabalhos na parte arquitectónica, a recuperação dos jardins "estão ainda sujeitas a apreciação por parte da DGPC", nomeadamente em relação aos projectos de reabilitação do jardim de Malta e a reconstituição do jardim botânico.

O restauro da cascata, bosquetes e caminhos, a revisão e melhoria do sistema de águas - de fontes, tanques e lagos - e novas plantações para proteger as vistas de quem se encontra no interior do jardim também fazem parte dos projectos.

A empreitada inclui "a recuperação das coberturas da sala de jantar e do pavilhão Robillion/sala dos embaixadores (quarto D. Quixote e da princesa Carlota Joaquina, salas das merendas, do toucador, das açafatas e dos despachos e sala dos embaixadores)".

A substituição da estrutura das coberturas permitirá travar infiltrações e melhorar a ventilação do monumento, que beneficiará ainda da limpeza e do tratamento dos tetos em madeira.

O sistema de protecção contra descargas atmosféricas contará com a instalação de dois novos pára-raios, protegendo todo o palácio, em vez de apenas uma parte, e nas fachadas serão recuperadas tonalidades originais, em azul.

O sistema de videovigilância, que integrará o sistema geral da PSML, incluirá neste local cerca de 50 câmaras digitais de alta resolução, cobrindo todo o perímetro do palácio e jardins, para segurança de bens e de visitantes.

As fachadas e os jardins vão passar a ter iluminação, com tecnologia LED, para beneficiar o usufruto do palácio e dos jardins em actividades fora do horário normal de abertura, salienta a sociedade.


O investimento de 2,8 milhões de euros é realizado com capitais próprios da PSML, detida pelo Estado (Direcção-Geral do Tesouro e Finanças), pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, pelo Turismo de Portugal e pela Câmara de Sintra.

Sem comentários: