quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Câmara de Lisboa vai lançar concurso para reabilitar zona ribeirinha oriental


Câmara de Lisboa vai lançar concurso para reabilitar zona ribeirinha oriental
Por Jornal i
publicado em 28 Jan 2015

O projecto tem um valor base de 3.850.00 euros

A Câmara de Lisboa aprovou hoje o lançamento de um concurso de ideias para a criação do Parque Ribeirinho Oriente, reconvertendo a área da Matinha, Braço de Prata e Doca do Poço do Bispo em zonas de lazer.

De acordo com o programa preliminar do projecto, o objectivo é “reconverter uma vasta área de território marcada pelos usos de carácter industrial e portuário, resgatando-a para fruição do público em geral como zona de lazer, actividade desportiva e de enquadramento paisagístico”.

Esta intervenção “está enquadrada e integrada numa nova área urbana definida pelo loteamento dos Jardins de Braço de Prata e pelo Plano de Pormenor da Matinha, dando continuidade à regeneração iniciada pela realização da Expo98 e da criação do Parque das Nações”, refere o documento.

Pretende-se também “potenciar a presença do rio Tejo como elemento dominante do ambiente e da paisagem”.

A proposta para o lançamento de um concurso internacional de ideias foi aprovada por unanimidade.

A intervenção incide sobre a frente ribeirinha junto aos Jardins de Braço de Prata e ao edifício Tabaqueira (fase 1) e sobre a frente ribeirinha contígua ao Plano de Pormenor da Matinha (fase 2), numa área de projecto de 86 mil metros quadrados.

O projecto tem um valor base de 3.850.00 euros e “foi acordado que os custos de execução de obras fossem repartidos proporcionalmente pelos dois promotores [um de cada fase] em função da frente de água que cada um tem”, disse o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado.

No que toca à frente ribeirinha junto aos Jardins de Braço de Prata e ao edifício Tabaqueira, que deverá estar reabilitada até ao final de 2016, “deve assegurar-se a continuidade física entre as malhas urbanas adjacentes – existente e futura - e a frente rio, garantindo a continuidade dos percursos - pedonais e cicláveis - longitudinais norte/sul ao longo da margem”, refere o programa preliminar.

Assim, a Doca do Poço do Bispo será um “local para as actividades de lazer, tirando partido da sua relação privilegiada com o plano de água existente, ao nível da fruição dos espaços de carácter público, de interacção com o rio Tejo e dos equipamentos para actividades lúdico/recreativas a propor para o local, sem prejuízo das demais actividades portuárias existentes na doca e na área a jusante”.

Quanto à outra zona, deve-se “assegurar a continuidade física e visual entre a margem do rio e as áreas localizadas para o interior da estrutura urbana do Plano de Pormenor da Matinha, articulando o sistema de vistas entre este e o rio”, pode ler-se.

A proposta refere ainda que podem ser criados vários equipamentos de lazer no Parque Ribeirinho Oriente, como uma piscina flutuante, “de utilização pública a localizar na margem do rio com áreas de apoio em terra destinadas a restauração, instalações sanitárias, áreas técnicas e serviço, balneários”.

A esta acresce a “definição de uma ‘praia urbana’”, assim como “estruturas em estacas sobre o rio Tejo”, por exemplo.


Com Lusa

Sem comentários: