Carros anteriores a 2000 banidos
da Baixa de Lisboa a partir desta quinta-feira
INÊS BOAVENTURA
14/01/2015 - PÚBLICO
A Câmara de Lisboa diz que a fiscalização vai ser feita de forma
"aleatória" pela PSP e pela Polícia Municipal.
A partir desta
quinta-feira, quem tiver um veículo anterior a 1996 e não residir em Lisboa não
pode circular, aos dias úteis, na zona delimitada pelas avenidas de Ceuta, das
Forças Armadas, dos Estados Unidos da América e Infante D. Henrique. Mais
apertadas são as regras na Avenida da Liberdade e na Baixa, onde só os veículos
construídos a partir de 2000 estão autorizados a transitar.
Aprovada pela
Câmara de Lisboa em Outubro de 2014, aquela que será a terceira fase da criação
da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) vem impor novas restrições à circulação
automóvel, com o objectivo anunciado de contribuir para a melhoria da qualidade
do ar na capital.
As regras agora
introduzidas valem para os dias úteis, entre as 7h e as 21h, mas deixam de fora
veículos de emergência e de pessoas com mobilidade condicionada, veículos
considerados históricos, a gás natural, GPL e motociclos, de polícia,
militares, de transporte de presos e blindados de transporte de valores. Também
os táxis continuarão a beneficiar de um tratamento diferenciado: em Julho
começará a haver limites à sua circulação, mas só passado dois anos é que
passarão a estar sujeitos às mesmas restrições impostas a partir de agora à
generalidade dos veículos ligeiros e pesados.
E que restrições
são essas? Na chamada Zona 2 da ZER, com fronteira na Av. de Ceuta, Eixo Norte-Sul,
Av. das Forças Armadas, Av. dos EUA, Av. General Spínola e Av. Infante D.
Henrique, os veículos construídos antes de 1996 não podem agora transitar. A
menos que se enquadrem numa das excepções já enunciadas ou que pertençam a
residentes na capital.
Já na área
delimitada pela Rua Alexandre Herculano e pela Praça do Comércio (a chamada
Zona 1 da ZER), é proibido o trânsito dos pesados e ligeiros anteriores a 2000.
E aqui nem todos os moradores em Lisboa têm livre-trânsito: só gozam dessa
benesse aqueles cujos veículos tenham dísticos atribuídos pela Empresa
Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa para as Zonas de
Estacionamento de Duração Limitada 5 (Avenida da Liberdade), 12 (Chiado) ou 13
(Baixa).
E como é que vai
ser feito o controlo das viaturas que podem ou não entrar nas duas zonas com
restrições? “A fiscalização será aleatória, nos pontos de entrada e no interior
da ZER, efectuada pelas forças policiais [PSP e Polícia Municipal]”, responde a
Câmara de Lisboa num conjunto de perguntas e respostas publicado na sua página
na Internet.
Segundo dados já
divulgados pelo PÚBLICO, entre Fevereiro de 2012 e Setembro de 2014 a Polícia Municipal de
Lisboa instaurou 295 autos a condutores que desrespeitaram as regras de
circulação na ZER, estando o valor de cada coima fixado em 24 euros. Em
declarações proferidas há alguns meses, o comandante dessa força policial,
André Gomes, sublinhou que “é muito difícil fazer a detecção de matrículas uma
a uma”, acrescentando que esse processo será muito facilitado quando for
introduzido um sistema electrónico de leitura de matrículas.
O PÚBLICO
perguntou ao município se mantém a intenção de avançar com essa solução e em
caso afirmativo quando pretende fazê-lo e qual o investimento estimado. Em
resposta, a Direcção Municipal de Mobilidade e Transportes informou que "a
Câmara Municipal de Lisboa está a analisar, em paralelo com a fiscalização da
Policia Municipal, a possibilidade, ou não, de introduzir a tecnologia de
leitura automática de matrículas".
Sem comentários:
Enviar um comentário