segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O tom polémico e o trabalho “Jornalístico” de José Rodrigues Santos sobre as Eleições Gregas .POLÉMICA NA RTP - Eleições Grécia 2015 - José Manuel Pureza


O tom polémico e o trabalho “Jornalístico” de José Rodrigues Santos sobre as Eleições Gregas
A seguir à primeira parte do texto de Raquel Varela ( que foi excluído aqui/ ver link em baixo ) , onde como participadora na RTP, presta uma ligeira “vassalagem” à existência do “contraditório” na RTP, segue-se o “fulcro” da questão ... que o OVOODOCORVO publica ...
   
( ... ) “Feito este sincero introito, não posso deixar de dizer que tenho acompanhado as reportagens de José Rodrigues dos Santos na Grécia e acho que merecíamos, num caso central como as eleições, gregas, mais e melhor. Ontem - deve ainda estar online - a reportagem era sobre "uns malandros de uns gregos que têm muitas piscinas, não pagam impostos, ganham de salário mínimo 750 euros e querem que a Europa pague a conta". Eu estava num jantar de amigos onde havia, entre os presentes, pelo menos um jornalista, uma especialista em fundos de pensões e bancos e um economista, entre outras pessoas que acompanham com atenção e cuidado a política na Europa. E parámos estarrecidos para assistir à reportagem, que foi o tema de conversa da hora seguinte.
Imagino que na Grécia há muitos malandros. Tenho visitado o país todos os anos desde 2008 em conferências sobre a situação social da Europa e dos gregos e, não sendo eu nem de perto nem de longe uma especialista na matéria, achei que JRS caiu numa caricatura desnecessária. Alguns dados: quem menos paga impostos na Grécia são...os armadores gregos e os Bancos, aliás, salvos pela Europa porque a exposição da banca francesa e alemã à dívida grega era brutal. Quanto? 90%, valor exacto, dos 250 mil milhões de euros de empréstimos da Europa à Grécia foram para pagar aos bancos alemães e franceses e 10% para... a própria Banca grega. O " creative accounting" depois de 1999 - a aldrabice das contas públicas gregas -, foi feita com a assistência técnica da UE e da Goldman Sachs porque a Grécia foi usada como ponte para a reconstrução do sistema financeiro dos balcãs, depois do desmembramento da ex-Jugoslávia. Uma das últimas medidas de arraso com as pequenas e médias empresas gregas foi a obrigatoriedade das cooperativas de leite grego terem um prazo de validade do mesmo até 12 dias, o que só é possível com técnicas de conservação que só têm os holandeses e alemães, ansiosos por exportar excendentes de leite, financiados pela PAC. São estas pequenas cooperativas que fogem também aos impostos, porque se não fugirem desaparecem. Eu não tenho o entusiasmo apocaliptico que a maioria das pessoas têm sobre esta coligação, desde logo porque acho impossível manter a Grécia no Euro, manter o Euro vivo, na verdade, e acabar com a austeridade, há uma quadratura do círculo que nem o Syriza quer enfrentar - mas onde o Syriza governa localmente, nas ilhas jónicas e Ática, foram reduzidos os impostos para as PMEs e pela primeira vez os bancos e grandes superficies comerciais passaram a pagá-los.
Uma nota ainda sobre o salário mínimo. A Grécia não tem um salário social na área da saúde (Estado Social), ou seja, um serviço universal pago com impostos, o salário é ligeiramente mais alto porque contempla o pagamento privado da saúde - a manutenção da força de trabalho - que é toda paga (um parto custa 700 euros, um rx 100 e uma cesariana 1200, por exemplo). Neste momento, aliás, há 3 milhões de pessoas sem qualquer acesso à saúde, que está a ser prestado em forma de serviço voluntário por médicos militantes, às centenas. Dois deles são meus amigos, recebem-me todos os anos na sua casa, e vejo-os chegar a casa, 12 horas depois de saírem para trabalhar, com 40% menos de salário dos que em 2008, e beber mais um café e ir para uma clínica às 9 da noite dar consultas gratuitas. Há muitos malandros no mundo e a boa informação fala-nos deles…mas também dos outros. Aliás, a boa informação tem pelo menos 90% de factos e 10% de interpretação.”
Raquel Varela
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10203749291467851&id=1085430783

Sem comentários: