EXPOSIÇÃO
Ilha: um Porto em extinção nas pequenas casas onde ainda é bom morar
Durante três anos, o fotojornalista do PÚBLICO Paulo Pimenta
retratou as típicas casas portuenses. Exposição viaja agora até Lisboa. Para
mostrar o quanto vale uma casa
Mariana Correia Pinto
23 de Janeiro de 2019, 8:30
Quando o desafio surgiu, Paulo Pimenta não hesitou um
segundo. A Rede Inducar tinha em mãos um projecto sobre as ilhas do Porto,
minúsculas casas operárias do século XIX, construídas atrás das fachadas de
moradias burguesas e resistentes na cidade até hoje. E o fotojornalista do
PÚBLICO, habituado a fazer reportagem nesses locais, sabia da importância desse
desígnio. “Era preciso registar esses espaços que, por várias razões, estão a
desaparecer”, diz. Durante três anos, assim o fez. Durante três anos, alargou a
sua visão dessa realidade na freguesia do Bonfim, nas zonas de São Victor,
Lomba e Póvoa.
“Aprendi muito mais sobre o que é viver numa ilha. Sobre
casa, vizinhança, trocas, solidariedade, a importância do espaço, do
enraizamento, da família.” Depois de uma exposição no Porto, o trabalho chega à
Ordem dos Arquitectos de Lisboa (Tv. Carvalho, 23). A inauguração, esta quarta-feira
às 19h, conta com a presença do autor e a mostra permanece na capital até ao
dia 13 de Fevereiro.
O projecto, financiado pelo programa Partis da Fundação
Calouste Gulbenkian, tinha uma componente de teatro comunitário (desenvolvido
pela associação cultural e social PELE) e abraçava a fotografia não só como uma
arma de memória mas também de intervenção. Em parceria com as crianças e idosos
da associação O Meu Lugar no Mundo e do Centro Social Senhor do Bonfim,
juntaram-se às imagens de Paulo Pimenta as amadoras de quem vive nas ilhas.
O desafio era pô-los a reflectir sobre os seus percursos na
cidade, os locais aonde nunca tinham ido, os sonhos por realizar. Com frames e
pequenos textos. Alguns deles, recorda Paulo Pimenta, nunca tinham fotografado.
De alguns deles, vieram ponderações com forte simbolismo. Como a de um senhor
de 78 anos que foi fotografar a praia aonde, na juventude, ia com a mulher e os
filhos. Ou a de uma menina de sete anos que fez uma fotografia “muito
conceptual”, de um muro com plantas. “Era a imagem que tinha sempre que saía de
casa.”
Os exercícios (cada um podia fazer apenas cinco “disparos”)
foram sempre realizados com máquinas fotográficas analógicas, instrumento que
obrigava ao pensamento e contrariava o “acto fotográfico como é visto hoje:
instantâneo, sem pensamento, sem criação de memória.”
Ao acompanhar a realidade da sua cidade — com as ordens de
despejo a crescer, algumas ilhas a serem transformadas em alojamento local ou
senhorios a subir rendas de forma incontrolável, forçando a saída dos
inquilinos — o fotojornalista viu neste projecto um lado ainda mais revelador.
É preciso “respeitar” os moradores das ilhas, pede. Renovar o olhar digno sobre
essas pequenas habitações. Porque a ilha é um “prédio deitado”, como lhes
chamou, a dada altura, um dos moradores. Um lugar que é casa.
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