domingo, 8 de janeiro de 2012

RESTAURAR O LARGO DE S.PAULO MAS COM ATENÇÃO RIGOROSA PARA AS EXIGÊNCIAS "DA PEDRINHA E DO AZULEJO" por António Sérgio Rosa de Carvalho.23/10/2010



No seguimento da notícia do investimento da Time Out no Mercado da Ribeira ... que foi dada com triunfalismo ... não é demais fazermos uma visita e apercebermo-nos do 'estado' em que se encontra o importantíssimo conjunto urbano do Largo de S.Paulo, na realidade a 'jóia' e o Arquétipo da Reconstrução Pombalina .
Esta é para nós, na nossa escala e na perspectiva da Reconstrução pós-Terramoto, a nossa versão da Piazza do Pantheon (Roma)... se for possível fazer uma comparação, em importância simbólica entre o Rossio e a Piazza Navona ( se alguém ficar escandalizado com esta impossível comparação ponham a 'lente tuga' para perspectivar à nossa escala )
De qualquer maneira se alguma Praça em Roma, com esta importância Histórica estivesse neste estado ... já tinha havido uma revolta ...
Bem sei .... que a possível intervenção no Mercado poderá desenvolver 'sinergias' positivas e contagiantes para a envolvente ... mas só vejo o Vereador do Urbanismo dirigido aos grandes 'gestos' ... às visões Urbanísticas ...aos Planos ... e nada dirigido ao trabalho da Reabilitação Histórica e à sensibilidade meticulosa que isso implica ... Porque será que ele nunca fala na Candidatura a Património Mundial ?








Sem comentários: