segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Movimento quer uniformizar todas as esplanadas de Lisboa. 15/04/2011



Movimento quer uniformizar todas as esplanadas de Lisboa (por Ines Boaventura in Publico)
Os vereadores da oposição classificaram-nas como “excessivas”, mas o Fórum Cidadania Lisboa veio ontem saudar as normas impostas pela Câmara de Lisboa às esplanadas da Baixa, que terão de uniformizar mobiliário, o formato das ementas e toalhas, com o argumento de que assim se trava a desqualificação do espaço público.

Além do elogio, aquele movimento cívico apela à autarquia para que aplique as mesmas regras “a todas as zonas históricas da cidade” e não apenas às esplanadas da Baixa.
Em comunicado, o fórum aplaude o presidente António Costa e o vereador Sá Fernandes, que detém o pelouro do Espaço Público, “pela coragem de finalmente agir em prol da aplicação rigorosa de regulamentação sobre as esplanadas”. Mas também diz que “de pouco ou nada valerá esta nobre e bem intencionada iniciativa se a fiscalização continuar a ser insuficiente como até agora”.

O movimento quer que as mesmas normas – que incluem restrições sobre a existência de publicidade e o material dos porta guardanapos que podem ser colocados sobre as mesas – sejam alargadas “com urgência” a outras áreas, “porque toda a cidade sofre de esplanadas caóticas”. “Da Sé ao Castelo, passando por Alfama à Mouraria e a Belém”, sustenta o Fórum Cidadania Lisboa, que faz acompanhar o seu comunicado de um conjunto de fotografias nas quais se vêem cadeiras e mesas de plástico, bases de chapéus de sol, floreiras e divisórias em betão, uma ementa presa a um sinal de trânsito e anúncios afixados numa parede.


“A situação é caótica desde há muitos anos”, alega o fórum, atribuindo a situação a que se chegou à “demissão da Câmara de Lisboa enquanto zeladora da qualidade das esplanadas” e aos “maus hábitos adquiridos ao longo do tempo pelos proprietários dos cafés e restaurantes, ocupando a via pública de forma desordenada, poluindo visualmente” a cidade.
-------------------------------------------------------------------------------------

Um exemplo : Na Rua de S. Nicolau, antes um verdadeiro "festival" de tendas de plástico, écrans plasma gritantes, "placards" multicolores, iluminação néon ... enfim "aquilo" que classifiquei como "o eixo prioritário da batata frita e da Pizza de cartolina" ... tanto a Pastelaria Pomona na esquina com a Rua da Prata, como o agradável restaurante MOMA, já acataram as regras e arrumam todas as cadeiras quando encerram.
Só a Pastelaria na esquina com a Rua Augusta, que por sinal tem esplanada tanto na Rua de S. Nicolau como na Rua Augusta, continua a ignorar deliberadamente e ostensivamente essas mesmas regras, e a deixar todas as cadeiras amontoadas na via pública ...
Além disso, agora que o Turismo se transformou na derradeira esperança de sobrevivência comercial de muitas esplanadas, é necessário lembrar que o grau de exposição ao assédio permanente por vendedores, pedintes e outros se tornou verdadeiramente insuportável ... estando alguém sentado numa esplanada na Baixa, exposto a um ritmo de dez "aproximações" por meia-hora...
Bem sei que a crise é séria ... mas a nossa imagem tem que ser estratégicamente defendida e a qualidade mínima da vivência de rua tem que ser garantida por todas as razões evidentes ...
António Sérgio Rosa de Carvalho

Sem comentários: