quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O ESTADO DA CIDADE DE LISBOA, E A REVISÃO DO P.D.M., VISTOS DE AMSTERDÃO por António Sérgio Rosa de Carvalho .16/10/2010

" Além de passar a existir a possibilidade de construção nos logradouros - quintais e outros terrenos habitualmente situados nas traseiras dos prédios".

“Está toda a gente fora do assunto mas isto é muito grave . Segundo percebi, logradouros são as tapadas , são os quintais, são as cercas conventuais e são as quintas de recreio – aquelas do Paço do Lumiar que são do Sec. XVI e XVII-, se tudo é considerado logradouro, evidentemente que é um desastre para a Cidade de Lisboa” Arq. G.Ribeiro Telles (ent. Cidades )


Estas imagens são de logradouros, ou espaços verdes interiores de um “Hofje” de Amsterdão … “Hofjes” são verdadeiras “aldeias” dentro da cidade onde comunidades habitam … elas possuem portões que são fechados à noite. Neste caso trata-se do “Begijn Hofje”onde só habitam senhoras da terceira idade .




" E se formos muito exigentes com a pedrinha e com o azulejo não conseguimos reabilitar nada".












"Efectuar demolições ou construir prédios mais altos na zona antiga de Lisboa ficará mais fácil com o novo P.D.M e que um dos critérios válidos para demolição de um edifício irá ser o facto de ele ser economicamente inviável"




Amsterdão reconstrói na integra edifícios arruinados afim de os tornar económicamente viáveis



Mil processos de classificação à beira de prescrever.Existe património que espera, há dezenas de anos, por classificação que o proteja. Mas, por decreto, todos esses processos podem ir para o lixo em semanas.(D.N.)
Governo vai retirar da lista património protegido por lei
Um total de 964 monumentos que se encontram em vias de classificação pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) pode perder todas as protecções legais já em Outubro. Isto porque o Ministério da Cultura publicou, no ano passado, o Decreto-Lei 309/2009, segundo o qual "os procedimentos de classificação de bens imóveis em curso caducam se não for tomada a decisão final no prazo de um ano".
O PÚBLICO tentou obter explicações sobre estas matérias junto do Igespar, sem sucesso. Liderada pelo antigo director do Instituto do Património, Elísio Summavielle, a Secretaria de Estado da Cultura também não quis prestar qualquer esclarecimento. "Não é matéria para o senhor secretário de Estado",


Amsterdão conta com 2000 monumentos arquitectónicos classificados, além de toda a zona dos canais estar classificada como Património Mundial no seu conjunto urbano.



Em Lisboa a destruição sistemática da Lisboa Romântica continua … Neste preciso momento este edifício à esquerda, o n. 42 da João Crisóstomo ja foi demolido e a sua fachada vai ser “integrada” num prédio de sete andares (!) Já classifiquei este tipo de intervenções como “Cyborg” , nas páginas do Público … Este tipo de aberração só em Lisboa … O edifício do lado, cor de rosa, aguarda a mesma sorte …



Duque de Loulé, 35 … Foi demolido numa “operação relâmpago” num fim de semana, logo que começaram a surgir perguntas … à volta do mistério da não classificação deste edifício, quando se encontrava num estado de conservação impecável, tanto interiormente como exteriormente.


Enormes extensões urbanas em Amsterdão são constituídas por bairros do Sec XIX e inícios de XX, com edifícios completamente intactos, exteriormente e interiormente, devido a um Restauro cuidado e rigoroso, sempre com o acompanhamento do Instituto do Património Holandês e das suas dependências regionais. A Holanda conta com diversas Fundações de Restauro e Associações de Defesa do Património.

Sem comentários: