domingo, 8 de janeiro de 2012

E ESTES DOIS MAL-ENTENDIDOS ... TAMBÉM SÃO PARA NEGOCIAR ? ... pergunta ... António Sérgio Rosa de Carvalho. 03/11/2010

" E se formos muito exigentes com a pedrinha e com o azulejo não conseguimos reabilitar nada".




"Efectuar demolições ou construir prédios mais altos na zona antiga de Lisboa ficará mais fácil com o novo P.D.M e que um dos critérios válidos para demolição de um edifício irá ser o facto de ele ser economicamente inviável"


In Público:
De mal-entendido a negociável
Salgado negoceia PDM com Ribeiro Telles

Depois de ter afirmado que a polémica sobre a impermeabilização dos logradouros prevista no futuro Plano Director Municipal (PDM) radicava num mal-entendido, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, anunciou ontem que está a negociar a questão com a associação cívica de apoiantes do vereador Sá Fernandes, a Lisboa É Muita Gente, "nomeadamente com Ribeiro Telles".
Este último, arquitecto paisagista, insurgiu-se recentemente contra a possibilidade aberta pelo novo PDM de se poder construir mais facilmente nos logradouros das zonas históricas. "Iremos chegar certamente a um acordo com a associação Lisboa É Muita Gente sobre a percentagem de área permeável dos logradouros a fixar no novo Plano Director Municipal", referiu Manuel Salgado, acrescentando que o PDM em vigor "apenas estabelece condicionantes à impermeabilização dos logradouros em um terço da cidade".
Os logradouros são terrenos que existem habitualmente nas traseiras dos prédios, como os quintais, e Ribeiro Telles tem vindo a chamar a atenção para os efeitos perversos da sua impermeabilização. As inundações de sexta-feira e sábado em Lisboa, por exemplo, podiam ter sido evitadas, se a chuva se pudesse infiltrar na terra mais facilmente.
A necessidade de legalização de ocupações clandestinas de logradouros em bairros como o de Campo de Ourique tem sido outro argumento invocado pelo vereador do Urbanismo. Lançar uma campanha de recuperação dos logradouros foi uma das condições do acordo pré-eleitoral de Sá Fernandes com os socialistas que governam Lisboa. O acordo foi feito através da associação Lisboa É Muita Gente, de que Ribeiro Telles é a principal figura. A.H.

Sem comentários: