sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

New York Times recomenda Guimarães como destino turístico.11/01/2011


Por Samuel Silva in Público


A aposta na cultura liderada pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) vale a Guimarães a inclusão na lista dos destinos recomendados pelo jornal norte-americano New York Times (NYT) para este ano. Guimarães é a única cidade portuguesa na lista de 41 locais sugeridos pelo jornal. Os comerciantes locais esperam que a escolha contribua para aumentar a afluência de turistas.

No trabalho do NYT, publicado este fim-de-semana, Guimarães é apontada como uma das localidades emergentes da Península Ibérica do ponto de vista cultural. O jornal destaca que a cidade é "uma das mais jovens da Europa" e será Capital Europeia da Cultura no próximo ano, além de ter um centro histórico classificado pela UNESCO. "Muita da florescente cena musical e artística da cidade é alimentada pelo CCVF, um centro cultural de pensamento contemporâneo", diz Charly Wilder, o autor do artigo.

"É muito gratificante que seja reconhecida a nossa aposta na importância que a criação artística tem para o desenvolvimento de uma cidade", sublinha o director do CCVF, José Bastos. Este responsável acredita que a escolha poderá ter repercussões positivas para o CCVF, uma vez que é mais uma forma de "chamar a atenção" para o que ali vem sendo feito.

Para o presidente da câmara, António Magalhães, a inclusão da cidade na lista do NYT "implica maior responsabilidade". "Temos que ser cada vez mais exigentes, de modo a corresponder às expectativas que estão a colocar sobre nós." Guimarães surge na lista dos 41 locais a visitar em 2011 ao lado de cidades como Santiago do Chile, Milão e Londres. Apesar da escolha do NYT, os norte-americanos são apenas um por cento dos turistas que visitam a cidade. A lista é dominada pelos espanhóis, que, no ano passado, representaram 33 por cento dos 60 mil visitantes. O presidente da Associação Comercial, Carlos Teixeira, espera que a escolha do NYT possa contribuir para aumentar o número de turistas.

---------------------------------------------------------------------------------

É este tipo de prestigio e de reconhecimento que se alcança quando se consegue conjugar um Centro Histórico rigorosamente restaurado, com grande atenção detalhada para materiais e tipologias com uma dinâmica cultural e vivência quotidiana.
Guimarães está de parabéns e que este exemplo sirva de referência, em Lisboa, para aqueles responsáveis pela Baixa Pombalina.
Saudações ao povo de Guimarães! António Sérgio Rosa de Carvalho.

Sem comentários: