terça-feira, 23 de julho de 2013

À presidência da Câmara Municipal de Lisboa: Salvar a Livraria Sá da Costa.


Petitioning À presidência da Câmara Municipal de Lisboa 
À presidência da Câmara Municipal de Lisboa: Salvar a Livraria Sá da Costa

 Petition by

Maria da Luz Fernandes

Lisbon, Portugal
 
--------------------------------------------------------------------------------

Um grupo de cidadãos, alertado para o anunciado fecho da Livraria Sá da Costa e para o que isso significa de inegável prejuízo cultural para todos nós (prejuízo de património material e imaterial, prejuízo de memória histórica) entende alertar a C. M. L. para tudo o que decorre de tal encerramento e assim solicitar uma intervenção concreta que possa obviar ao desastre anunciado, classificando, para já, e independentemente do que esteja consignado no P.D.M. quanto às “lojas históricas” (que receamos não passe de um conjunto burocrático de boas intenções), o espaço da centenária livraria como de interesse público, isto no sentido de se impedir uma mudança de ramo, com objectivos puramente comerciais e, porventura daí decorrente, a defesa dos seus valores arquitectónicos, de interior e de fachada, com as suas notáveis reminisciências Art Déco. Este nosso apelo não envolve, frise-se, o funcionamento regular da livraria, que esse se mantém apesar das circunstâncias adversas. Ele decorre apenas da legítima preocupação pelo fecho da casa (e sua inexorável destruição espiritual e material) e também, se não sobretudo, porque entendemos ser dever da Câmara defender a todo o transe o seu património cultural que, lembre-se, é colectivo e histórico.
Como se pode ler no “Manifesto” dos trabalhadores da livraria, que juntamos a esta moção/petição, uma Cidade, tal como a queremos, é algo mais do que “ um conjunto de prédios, ruas e cadáveres adiados”.
A Livraria Sá da Costa, simbolicamente ao lado do Fernando Pessoa do Lagoa Henriques, é parte insubstituível da alma do Chiado, da alma da cidade de Lisboa.
É isto o que pretendemos preservar.

Nota: Este documento foi entregue hoje, dia 22 de Julho, à vereadora Helena Roseta. Vai acontecer, na próxima quarta-feira (24) uma reunião da vereação da Câmara Municipal de Lisboa dos Passos do Conselho na Praça do Comércio, às 16h30. Pedimos a todos os interessados, em apoiar esta causa, para se reunirem pelas 15 horas, visto a reunião ser aberta ao público e necessitar de todo o apoio possível que esta causa requer e merece.

O Povo de Lisboa e portugueses pela cultura


P.s: Peço-vos que coloquem o número de B.I. na secção de comentário ao assinarem a petição.

Sem comentários: