Airbnb vai
verificar todos os anúncios da plataforma. São 7 milhões
Depois de várias
polémicas e de uma tragédia na Califórnia, o chefe da plataforma garantiu que
até 15 de Dezembro “todos os alojamentos e anfitriões do Airbnb serão
avaliados” e “100% verificados”.
Luís J. Santos
Luís J. Santos 7
de Novembro de 2019, 21:16
Segundo dados da
empresa, a plataforma conta com mais de 600 milhões de membros em 191 países
Um casal que
arrendou um Airbnb que não existe ou um inocente preso por arrendar uma casa
com droga na garagem são alguns dos casos polémicos mais recentes a envolver a
mais poderosa plataforma de casas de férias do mundo. Mas nenhum tão trágico
quanto o ocorrido na noite de Halloween na Califórnia, em que uma casa
reservada através da plataforma serviu de cenário a uma festa de uma centena de
pessoas que acabou com tiros e cinco mortos. Numa reacção imediata ao caso, a
empresa proibiu festas nas casas arrendadas. Agora vai mais longe e, face às
desconfianças e numa referência directa ao ocorrido na Califórnia, promete uma
verificação total dos anúncios.
“Começando agora, será realizada a verificação
de todos os 7 milhões de anúncios disponíveis no Airbnb”, prometeu o
co-fundador e chefe da empresa, Brian Chesky, num email enviado aos
funcionários e publicado online.
“As acomodações
serão verificadas pela precisão do anúncio (incluindo a precisão das fotos,
endereços e detalhes do anúncio) e padrões de qualidade (incluindo limpeza,
segurança e amenidades básicas)”, refere, indicando que “aquelas que atenderem
às nossas altas expectativas serão claramente identificadas”.
A tarefa,
promete, deverá estar terminada a 15 de Dezembro de 2020. "Todos os
alojamentos e anfitriões do Airbnb serão avaliados com o objectivo de serem
100% verificados", assegura Chesky, realçando: “Acreditamos que a
confiança na Internet começa por verificar a precisão das informações nas
plataformas, e que este é um importante passo para o nosso sector”.
No texto,
sucedem-se as referências à palavra-chave de toda a operação: a confiança, que
surge 11 vezes no texto, mais uma no título da “carta": “No negócio da
confiança”. “O negócio do Airbnb é movido pela confiança”, “a confiança é a
verdadeira fonte de energia do Airbnb”, “a nossa verdadeira inovação não é
permitir que as pessoas aluguem um espaço; é desenhar uma estrutura que permite
que milhões de pessoas confiem umas nas outras”. Em resumo: “as pessoas
precisam de sentir que podem confiar na nossa comunidade, e que elas podem
confiar no Airbnb quando algo corre mal”.
O responsável
pela Airbnb usou também a conta pessoal do Twitter para reforçar as medidas a
tomar, utilizando partes do texto do email e reforçando a confiança como
elemento fulcral dos negócios digitais. “A confiança na Internet começa com a
verificação da precisão da informação nas plataformas”, lê-se num dos tweets da
longa corrente que Chesky publicou. “Este é um passo importante para a nossa
indústria”.
A lista de
reforço da confiança integra mais iniciativas: uma garantia ao hóspede de
reembolso ou disponibilização de outra hospedagem caso encontre um anúncio que não
corresponde aos padrões de qualidade, uma nova “linha directa do vizinho do
Airbnb” sempre disponível para apoio e com uma equipa de “resposta rápida” ou
“revisão humana em situações de alto risco”. Todas as iniciativas estarão
implementadas à escala global em 2020.
Actualmente,
segundo dados da empresa, presente em 191 países (e “cerca de 100 mil
cidades"), a plataforma conta com mais de 600 milhões de membros.
Recentemente, anunciou a intenção de entrar na Bolsa em 2020.
tp.ocilbup@sotnasjl
Sem comentários:
Enviar um comentário