segunda-feira, 20 de abril de 2015

Mediterrâneo. Presidente do Conselho Europeu considera convocar cimeira por causa de naufrágio


Mediterrâneo. Presidente do Conselho Europeu considera convocar cimeira por causa de naufrágio
Por Jornal i
publicado em 19 Abr 2015

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, está a estudar convocar uma reunião de emergência dos chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) após o naufrágio de uma embarcação com mais de 700 imigrantes no Mediterrâneo.

Donald Tusk revelou, na rede social Twitter, ter falado com o primeiro-ministro de Malta sobre o assunto e continuará a conversar com líderes europeus, com a Comissão Europeia e com outros organismos para "atenuar" situações como a hoje vivida.

Uma decisão sobre a marcação de uma cimeira europeia dependerá do rumo das conversas a ter nesta fase, precisou o porta-voz do Conselho Europeu Preben Aamann, citado pela agência France-Presse.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, havia pedido uma cimeira europeia urgente.

"Não estamos a falar de coisas banais, mas de vidas humanas", disse Renzi, considerando que o tráfico de pessoas é "um flagelo" para a Europa.

Cerca de 700 imigrantes estão desaparecidos no Mediterrâneo, depois de a traineira onde viajavam com destino a Itália ter naufragado a 60 milhas da costa da Líbia.

Em comunicado, a organização Save the Children já tinha pedido uma reunião de líderes dos países da União Europeia (UE) num prazo máximo de 48 horas para análise da situação relacionada com a imigração.

Também ministros alemães, entre eles o vice-chanceler Sigmar Gabriel, apelaram hoje ao combate a nível europeu contra as "criminosas" redes de tráfico de imigrantes.

O balanço oficial divulgado ao fim da tarde dá conta de 24 mortos e de 28 sobreviventes, mas pode aumentar bastante.

Segundo sobreviventes citados pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, cerca de 700 pessoas estariam a bordo da embarcação.


Lusa

Sem comentários: