segunda-feira, 20 de abril de 2015

Derrota dos eurocépticos na Finlandia. Primeiro-ministro finlandês admite derrota para maior partido da oposição


Derrota dos eurocépticos na Finlandia.
Primeiro-ministro finlandês admite derrota para maior partido da oposição
LUSA /19/4/2015, OBSERVADOR

O líder do Partido do Centro, Juha Sipila, um milionário de 53 anos, deverá ser o novo primeiro-ministro da Finlândia.

O primeiro-ministro finlandês, Alexander Stubb, admitiu a derrota do Governo de direita que lidera nas eleições legislativas deste domingo, que deram a vitória ao principal partido da oposição, o Partido do Centro. “Parece que o Partido do Centro ganhou. Parabéns”, afirmou Alexander Stubb à rádio e televisão pública YLE, quando estão contados 70% dos votos.

O líder do Partido do Centro, Juha Sipila, um milionário de 53 anos da área das tecnologias de informação que recentemente enveredou pela política, deverá ser o novo primeiro-ministro da Finlândia.

Segundo projeções da YLE, citadas pela agência noticiosa AFP, o Partido do Centro deverá eleger 46 dos 200 lugares no parlamento, seguido do Partido Social-democrata e da Coligação Nacional de Alexander Stubb, cada um com 37 lugares, enquanto o partido eurocético finlandês (‘Verdadeiros Finlandeses’) conseguiu 35 lugares parlamentares.

A primeira tarefa do novo primeiro-ministro finlandês será a escolha dos parceiros de coligação para formar um Governo com maioria no parlamento. Juha Sipila ainda não revelou com que partidos gostaria de colaborar e são esperadas várias semanas de negociações antes de conseguir apresentar um Governo.


Eleito para o parlamento em 2011, Juha Sipila tornou-se o líder do Partido do Centro em 2012 quando era um desconhecido da maioria dos finlandeses. No entanto, o seu partido, que está na oposição desde 2011, tem sido uma força dominante da política finlandesa, e conseguiu eleger 12 primeiros-ministros e três presidentes.

Sem comentários: