quinta-feira, 16 de abril de 2015

Manifestante interrompe conferência de Draghi: "Acabem com a ditadura do BCE!" / VÍDEO:Mario Draghi Showered With Shouts, Confetti in Protest


Manifestante interrompe conferência de Draghi: "Acabem com a ditadura do BCE!" (act.)
15 Abril 2015, 13:56 por Rui Peres Jorge | rpjorge@negocios.pt

Conferência do BCE interrompida por uns minutos. "Acabem com a ditadura do BCE!", gritou a manifestante que foi rapidamente imobilizada e retirada da sala.
A conferência de imprensa conduzida pelo presidente Mario Draghi foi interrompida por uma manifestante que corridos poucos minutos sobre o início da sessão saltou para cima da mesa do presidente do BCE gritando "Acabem a ditadura do BCE", e atirando confetis para cima do responsável máximo do banco central.

A activista está a ser identificada por vários orgãos de comunicação social internacionais como Josephine Witt, uma alemã de 21 anos, residente em Hamburgo, que esteve no passado associada ao grupo feminista Femen, o qual se distinguiu por organizar protestos com mulheres em "top-less" contra Vladimir Putin e Dominique Strauss-Khan.

Na camisola que vestiu para saltar para a mesa do presidente do BCE Witt tinha escrito "End ECB dick-tatorship", o que pode ser lido como uma crítica à baixa presença de mulheres no topo do comando do banco central. No entanto, nas folhas que atirou ao ar juntamente com os confetis que levou para sala de imprensa a activista reclama apenas contras as políticas e narrativa do BCE sobre a crise da Zona Euro.

A manifestante foi rapidamente imobilizada pelos seguranças na sala e Mario Draghi voltou ao seu lugar apenas minutos depois para continuar a sua intervenção inicial, na qual dava conta do arranque bem sucedido do programa de compra de dívida pública do BCE e a confiança do BCE na recuperação da Zona Euro.

O BCE emitiu um comunicado durante a tarde a explicar que Josephine Witt se terá feito passar "por jornalista de um órgão de comunicação social que não representa", garantindo que, como todos os visitantes do BCE, "passou uma verificação de identidade, um detector de metais e um raio-x à mala". 

O papel do BCE durante a crise tem sido crescentemente criticado por grupos que se opõem à política monetária central em Frankfurt. Há um mês um grupo "Blockupy" organizou uma manifestação em Frankfurt que juntou à volta das nossas instalações do banco central milhares de pessoas, tendo sido exigido intervenção policial, com 80 políticas feridos e 550 pessoas detidas.

Sem comentários: