quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Juncker: "Troika atentou contra a dignidade de Portugal e Grécia" . O presidente da Comissão Europeia disse nesta quarta-feira que a troika - da qual a comissão a que preside faz parte - "pecou contra a dignidade dos povos".

“Mais vale tarde do que nunca” ?
A pergunta fundamental é se alguma vez isto teria sido reconhecido sem a reviravolta grega ... E que têm Passos Coelho, Cavaco Silva e Durão Barroso a dizer sobre isto ?
OVOODOCORVO

Los troikistas mas guapos
mas sempre desafinados ...

O presidente da Comissão Europeia disse nesta quarta-feira que a troika - da qual a comissão a que preside faz parte - "pecou contra a dignidade dos povos".
Juncker: "Troika atentou contra a dignidade de Portugal e Grécia"
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, liderou o Eurogrupo no período de resgate de Portugal
Leonor de Castro
19/02/2015 | 00:54 |  Dinheiro Vivo

É uma declaração surpreendente do homem que liderou o Eurogrupo durante o período de resgate de Portugal, Grécia e Irlanda: Jean-Claude Juncker disse em Bruxelas que a troika "atentou contra a dignidade dos povos, sobretudo em Portugal e na Grécia, e pontualmente na Irlanda.
O agora presidente da Comissão Europeia relembrou, citado pela Europa Press, que "na altura era presidente do Eurogrupo e por isso posso agora parecer estúpido ao afirmar isto", mas sublinhou que "é preciso retirar lições da história e não repetir os mesmos erros".
As palavras de Juncker no Comité Económico e Social Europeu surgem num momento crítico da negociação entre o Eurogrupo e a Grécia, que tem exigido a extinção da troika. O sucessor de Durão Barroso reconheceu que a troika é "pouco democrática e falta-lhe legitimidade" e que, por isso, "devemos revê-la quando chegar o momento".

Jean-Claude Jucker fez no entanto questão de sublinhar que não se deve descurar "a necessidade de consolidar no curto, médio e longo prazo as nossas finanças públicas, porque não podemos viver às custas das futuras gerações" nem a "necessidade de empreender reformas estruturais que aumentem o potencial de crescimento da Europa".

Sem comentários: