quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Deslocação ao parlamento e "abraço" ao Conservatório Nacional marcados para hoje


Deslocação ao parlamento e "abraço" ao Conservatório Nacional marcados para hoje
Por Jornal i com Agência Lusa
publicado em 26 Fev 2015

Uma vistoria da Câmara de Lisboa ao edifício obrigou, na 2ª feira, por questões de segurança, o encerramento de dez salas, o que fez com que os alunos ficassem sem algumas aulas
Alunos, pais e professores da Escola de Música do Conservatório Nacional voltam a concentrar-se hoje, junto ao edifício, em Lisboa, dirigindo-se em seguida para a Assembleia da República, disse à agência Lusa um professor da instituição.

Os alunos contam estar reunidos à porta da escola à hora de início das aulas (08:20) estando marcada para as 12:00 uma concentração no local em que toda a população é convidada a participar, para exigir a intervenção necessária à segurança de alunos e professores, num edifício com problemas de degradação há vários anos.

“Pelas 12:30 vamos fazer um cordão humano para dar um abraço ao conservatório”, indicou à Lusa o professor Bruno Cochat.

Segundo a mesma fonte, os manifestantes vão dirigir-se, pelas 14:00, à Assembleia da República, onde a comissão criada na terça-feira, na escola, será recebida pelo PCP, BE e PEV.

Para hoje está também prevista uma reunião da direção da Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN) com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), sobre a necessidade de obras no edifício que alberga a escola de ensino artístico, informou a tutela na noite de quarta-feira.

Na manhã de quarta-feira, a Escola de Música do Conservatório Nacional foi fechada a cadeado pelos alunos, que querem ver resolvidas as questões de segurança no edifício. A PSP abriu, algumas horas depois, as portas do estabelecimento de ensino.

Uma vistoria da Câmara Municipal de Lisboa ao edifício obrigou, na segunda-feira, por questões de segurança, o encerramento de dez salas, o que fez com que os alunos ficassem sem algumas aulas.

Representantes de pais, alunos e do conselho geral da escola decidiram, na terça-feira, formar uma comissão que tem como principal objetivo “conseguir chegar à fala” com o Governo, relativamente às obras necessárias no edifício.

A maioria parlamentar chumbou na terça-feira um requerimento do Bloco de Esquerda para ouvir o ministro da Educação sobre o encerramento de várias salas no Conservatório Nacional, por falta de segurança, alegando que já foi anunciada uma intervenção.


O BE, no entanto, mantém que é necessário o ministro da Educação, Nuno Crato, ir ao parlamento explicar como vai processar-se a intervenção, durante quanto tempo e como serão asseguradas as aulas.

Sem comentários: