segunda-feira, 11 de abril de 2016

Porto. Aumento da renda pode levar ao fecho do histórico Café Ceuta / Lojas com rendas protegidas


Porto. Aumento da renda pode levar ao fecho do histórico Café Ceuta
07 Abr, 2016 – 15:44

A renda anda à volta de mil euros, mas poderá subir para 8 mil. O projecto-lei do PS para o alargamento do período de transição na alteração das rendas das lojas históricas pode ser um “balão de oxigénio”.
Os proprietários do Ceuta, um café com história situado na rua com o mesmo nome, na baixa do Porto, admitem encerrar o estabelecimento se vier a consumar-se um aumento da renda da ordem dos 700%.

A renda actual ronda os mil euros mensais, mas poderá subir para 8 mil. O projecto-lei do PS para o alargamento do período de transição na alteração das rendas das lojas históricas, que será discutido sexta-feira no Parlamento, pode ser um “balão de oxigénio”.

"O senhorio entende que a renda tem que ser aumentada para um valor que vai ser impraticável pagar: cerca de 8 mil euros”, explica Agostinho Silva, filho do proprietário do Café Ceuta.

O pai tomou conta do estabelecimento há quatro décadas e Agostinho segue-lhe as pisadas há quase três anos, mas a paixão pelo negócio não chega para o manter de pé.

Pelo Ceuta, passam e passaram muitos estudantes, nomes ligados à cultura, a profissões liberais e à política. Folheiam-se jornais e o café desperta aqueles que têm um dia de trabalho pela frente. António Leitão tem a sua imagem reflectida nos muitos espelhos da sala - é cliente habitual daquele que classifica como “um café de família”. António não tem dúvidas de que "fechar o Ceuta representaria, certamente, a uma grande perda para a cidade do Porto”.
Projecto-lei do PS pode ser “um balão de oxigénio”


Neste tempo de inquietação para proprietários e frequentadores habituais do Ceuta, surgiu espaço para a esperança, que Agostinho designa como “um balão de oxigénio”: o projecto-lei do PS que visa proteger os proprietários com mais de 65 anos e com um contrato de arrendamento antigo.

O diploma que pretende alargar o período de transição na alteração das rendas das lojas históricas vai ser discutido no Parlamento na sexta-feira. Se for aprovado, o Café Ceuta pode continuar de portas abertas, pelo menos, até 2027.


Enquanto o futuro se mostra incerto, a vontade de manter viva a alma do café portuense permanece intacta. “Gostava de cá continuar durante muitos mais anos”, remata Agostinho Silva.


Lojas com rendas protegidas
08-04-2016

Rui Moreira disse ontem à noite, em declarações à TSF, concordar com o regime de proteção de lojas e estabelecimentos comerciais históricos contra aumentos repentinos das rendas.

Esta sexta-feira discute-se no Parlamento uma proposta do PS que pretende criar um regime de proteção contra o aumento significativo das rendas das lojas e outros estabelecimentos de interesse histórico e cultural. Passa por um alargamento do regime transitório da lei das rendas que garanta que este tipo de espaços não sofrerá grandes aumentos de renda até 2027 (atualmente o regime transitório está em vigor até 2017).

Em declarações à rádio TSF, o presidente da Câmara do Porto sublinhou que é preciso conservar este tipo de espaços mais tradicionais, com a uma marca própria, até porque quem visita a cidade não vem para ver o mesmo que existe noutros destinos.

"Precisamos que as nossas cidades mantenham o seu cunho original até por causa do próprio turismo, porque os turistas não vêm a uma cidade para ver outros turistas. Os turistas vêm a uma cidade para ver o património material e imaterial, portanto, estas medidas contribuem objetivamente para defender o setor do turismo que bem queremos", afirmou Rui Moreira.

O autarca do Porto deu como exemplo a manutenção do Majestic ou do Guarany, cafés históricos na cidade Invicta. "A manutenção do Café Guarany ou do Café Majestic é, de facto, um ativo importante na atracão turística e, portanto, temos que ter aqui conta, peso e medida relativamente às medidas que vamos aplicar", disse.

Sem comentários: