quarta-feira, 27 de abril de 2016

Agressão a estudante português na Polónia foi "caso isolado"


Três comentários a este artigo no PÚBLICO, na caixa de comentários.

Luis Filipe Rocha Trigo
Mirandela - Annapolis, Maryland
26/04/2016 22:21
Eu e outros estudantes amigos estadudamos em Lodz, Pollonia em 2007 e ja na altura alguns de nos tiveram problemas com nativos, com amecas fisicas e verbais. Isto nao e um caso isolado como se diz. Conco com o Marcos Vilhena existe de facto uma corrente convervadora, xenofoba e racista

Marcos Vilhena
26/04/2016 21:23
Sou português, resido na Polónia há dez anos e sou professor do ensino superior. Rzeszow é uma cidade do interior, numa região relativamente isolada e com pouca população estudantil. Nem se tratou de um caso isolado, nem os estudantes foram confundidos com muçulmanos. Há uma parte da população polaca que é extraordinariamente conservadora, xenófoba e racista, e que a chegada deste governo ao poder apenas veio reforçar. Deveria haver preocupação das entidades responsáveis ao mandar estudantes para algumas cidades deste país, mais ainda se a embaixadora está tão preocupada com os interesses económicos de Portugal aqui, que fará tudo para calar o caso.

luisa.amorim2
26/04/2016 23:52
Fico mais uma vez impressionado pela incompetência de alguém que devia apoiar os portugueses no estrangeiro. Uma afirmação a dizer que foi um caso isolado e usando a sua própria incompetência em não conseguir entrar em contacto com os estudantes como justificativo só serve para comprovar o quanto anda baralhado sobre as suas próprias responsabilidades. Infelizmente não é um caso único do secretário de estado das comunidades portuguesas!


Agressão a estudante português na Polónia foi "caso isolado"
NATÁLIA FARIA 26/04/2016 - PÚBLICO

Secretaria de Estado das Comunidades não recebeu qualquer queixa, mas diz-se atenta ao caso.
A agressão a um estudante português na Polónia não deve ser vista como um sintoma do recrudescimento do racismo e da xenofobia naquele país, segundo a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. Ao gabinete de José Luís Carneiro não chegou qualquer queixa relativa ao caso e as tentativas de contactar o estudante têm-se revelado infrutíferas.

“Tudo nos leva a crer que foi um episódio isolado, que ficou entretanto sanado, e que o aluno já retomou a vida normal”, adiantou ao PÚBLICO fonte daquele gabinete.

Dada a ausência de queixas formais ou de qualquer pedido de retorno a Portugal, aquela fonte concluiu ter-se tratado de “um episódio único, sem a gravidade que chegou a temer-se”.

No dia 9 de Abril, o estudante português (um dos 15 que se encontram na cidade de Rzeszow, no sudeste da Polónia, a fazer Erasmus+, o novo programa de mobilidade da União Europeia para as áreas da educação, formação, juventude e desporto) terá sido alvo de um ataque racista. Durante uma saída nocturna, um homem, um militar de 38 anos, terá chamado lixo ao estudante, a quem puxou também pela roupa e pelo cabelo.

O professor responsável, Stanislaw Augustine, denunciou o caso à polícia. Como o PÚBLICO noticiou, o suspeito foi entretanto identificado pelas autoridades como sendo um militar de 38 anos, com 11 anos de experiência nas forças armadas e uma missão no Afeganistão. O caso foi remetido para a polícia militar e, segundo o portal de notícias de Rzeszow, os portugueses, alguns dos quais têm a pele mais escura, tinham sido confundidos com migrantes muçulmanos.

Stanislaw Augustine sustentara à imprensa local que não se tratou de um caso isolado. Alguns dos estudantes portugueses já teriam sido insultados em inglês e em polaco enquanto passeavam na rua, no que foi entendido como uma manifestação de aumento do racismo e da xenofobia na Polónia.

O gabinete do secretário de Estado das Comunidades, porém, tende a considerar exageradas tais interpretações. “Não me parece legítimo fazer essa leitura. Cremos ter-se tratado de um caso isolado e o facto de os nossos esforços para contactar os estudantes terem resultado infrutíferos parece-nos revelar isso mesmo”, sustentou a mesma fonte.


Como medida de precaução, os estudantes que estavam alojados num hostel foram entretanto transferidos para uma casa nos arredores da cidade e a escola de electrotecnia que o grupo frequenta decidiu contratar segurança para os proteger.

Sem comentários: