sábado, 26 de fevereiro de 2022

Preços das casas derrapam no centro histórico de Lisboa, mas aceleram no resto da cidade

 


HABITAÇÃO

Preços das casas derrapam no centro histórico de Lisboa, mas aceleram no resto da cidade

 

O preço mediano das casas em Lisboa atingiu os 3592 euros por metro quadrado no terceiro trimestre, quase o triplo dos valores nacionais.

 

Rafaela Burd Relvas

2 de Fevereiro de 2022, 6:04

https://www.publico.pt/2022/02/02/economia/noticia/precos-casas-derrapam-centro-historico-lisboa-aceleram-resto-cidade-1993905?fbclid=IwAR0wYHXRE_2PEDE2cLxgFBehsejvRgoGrcEUrzVkj0LHyBK2EdeQF1D_Q6I

 

Valor mediano dos alojamentos familiares em Lisboa por metro quadrado é quase o triplo da mediana a nível nacional

 

A acompanhar a tendência verificada no resto do país, os preços das casas voltaram a aumentar em Lisboa, mas o comportamento é muito díspar entre as várias freguesias. Enquanto no centro histórico os valores registam quebras acentuadas, no resto da cidade as subidas são aceleradas.

 

Os dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, no terceiro trimestre de 2021, o valor mediano dos alojamentos familiares em Lisboa aumentou 12,8% e fixou-se em 3592 euros por metro quadrado, quase o triplo da mediana a nível nacional.

 

Esta aceleração acontece depois de um período em que se registou um claro abrandamento do mercado habitacional em Lisboa, com os preços a caírem em várias freguesias. Aliás, considerando o período de 12 meses terminado em Setembro de 2021, o cenário é outro: nesse caso, os preços medianos das casas aumentaram 1,5% e ascenderam a 3427 euros por metro quadrado.

 

Para este crescimento pouco expressivo, contribuíram, sobretudo, as quedas verificadas nas freguesias do centro histórico da capital, uma das zonas mais afectadas pela pandemia devido à paralisação das viagens internacionais, um cenário que acabou por deixar vazias as unidades de alojamento local. Sem turistas, foram vários os proprietários que, numa primeira fase, optaram por colocar estes alojamentos no arrendamento de longa duração. Agora, a queda acentuada dos preços, que não é acompanhada no resto da cidade, sugere um aumento da oferta nestas freguesias. A maior quebra regista-se na freguesia de Santa Maria Maior, onde os preços caíram quase 25%, seguindo-se a Misericórdia, com uma queda de 19%.

 

Em sentido contrário, há várias freguesias lisboetas onde os preços voltam a aumentar a dois dígitos. É o caso do Beato, onde se regista um crescimento superior a 16%, e de Campolide, onde os preços aumentaram em torno de 15%.

 

Já a freguesia mais cara continua a ser Santo António, onde uma casa tem um preço mediano de 5455 euros por metro quadrado, enquanto Santa Clara é a mais barata, com um custo mediano de 2440 euros por metro quadrado.

 

tp.ocilbup@savler.aleafar

Sem comentários: