quarta-feira, 8 de junho de 2016

Tuk Tuk em Lisboa: "É um Texas, uma selva"


Tuk Tuk em Lisboa: "É um Texas, uma selva"

Condutores de Tuk Tuk sentem a fiscalização das novas regras na cidade, mas dizem que há veículos a mais. Sindicato garante que continua tudo na mesma e pede ação mais firme das autoridades.

06 DE JUNHO DE 2016 - 18:37
Gerardo Santos / Global Imagens
TSF

Desde novembro do ano passado que existem em Lisboa restrições à circulação de veículos Tuk Tuk, mas o cenário de ocupação da via pública nos bairros históricos mantém-se inalterado, segundo o Sindicato Nacional da Atividade Turística, Tradutores e Intérpretes (SNATTI).

"Não mudou coisíssima nenhuma. Continuam a percorrer a cidade pelos bairros onde não é permitido passarem", diz à TSF Paulo Cosme, secretário-geral do sindicato acrescentando que está "tudo igual sem haver grandes alterações ou fiscalização".

Sindicalista Paulo Cosme garante nada mudou com a entrada em vigor do novo regulamento de Tuk Tuk
Contactada pela TSF, a autarquia indicou que Polícia Municipal, autuou desde janeiro, cerca de 200 Tuk Tuk. Da câmara foi impossível obter qualquer declaração gravada.

Para o SNATTI, a fiscalização deve ser mais forte também no que diz respeito ao pagamento de impostos: "Deveriam continuar a fiscalizá-los a ver se declaram os impostos recebidos", diz Paulo Cosme reconhecendo que "como estamos em época alta, cada vez é mais complicado".

Uma selva

Na baixa de Lisboa, condutores de Tuk Tuk ouvidos pela TSF confessam que a situação está a chegar ao limite, ao contrário do que acontece no Algarve.

"Há demasiados Tuk Tuk, não é sustentável nem para a cidade nem para o trabalho" refere Sofia, que está na atividade há três meses. Segundo ela, Lisboa "é um Texas, uma selva". E garante que, apesar da fiscalização existir, "os policias também estão saturados".

Reportagem de Miguel Videira com condutores na baixa de Lisboa
A condutora já foi multada e alega que a Câmara "não dá condições" aos motoristas de Tuk Tuk.

Outro condutor, ouvido pela TSF explica que os lugares destinados ao estacionamento dos veículos turísticos "muitas vezes estão ocupados por outras viaturas".

Centenas de empresas

Segundo o Turismo de Portugal, que organiza o Registo Nacional de Agentes de Animação Turística, existem em Portugal 127 empresas habilitadas a operar com Tuk Tuk.

Depois do aparecimento em 2012 (apenas duas empresas registadas), o maior crescimento verificou-se no ano passado, com 79 empresas a registarem-se. Este ano, até 01 de junho, pediram autorização de funcionamento 38 empresas.

Sem comentários: