terça-feira, 14 de junho de 2016

Visabeira vai abrir hotel no Mosteiro de Alcobaça



Visabeira vai abrir hotel no Mosteiro de Alcobaça
"Está a ver esta janela? Praticamente cabe aqui um chuveiro!" Eduardo de Souto Moura/
Uma Pensão na Torre de Belém com todas as guaritas existentes traria menos desafios?
Portugal Arquétipo e Simbólico definitivamente à Venda …
OVOODOCORVO
–----------------------------------------------------------------

Visabeira vai abrir hotel no Mosteiro de Alcobaça

Empresa de Viseu foi a única pré-qualificada no concurso que criará uma unidade de quatro ou mais estrelas. Um investimento de 15 milhões de euros.


A Visabeira Turismo poderá em breve vir a responder por um hotel no Claustro do Rachadouro no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. A empresa foi a única candidata ao concurso lançado, no final de Maio, pelo Governo e tem agora até meados de Dezembro para apresentar uma proposta para a concretização do investimento.

Contactada, o grupo Visabeira confirma ter sido "admitido ao concurso para a Concessão do Claustro do Rachadouro no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça para instalação de um Estabelecimento Hoteleiro", mas recusa avançar mais pormenores sobre o projecto.

A concessão do Claustro do Rachadouro, na ala nascente do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, e jardins envolventes, que tem uma duração de 50 anos, prevê um investimento na ordem dos 15 milhões de euros e a criação de uma unidade hoteleira de quatro ou mais estrelas com cerca de 80 quatros. A criação do hotel pressupõe ainda a criação de 70 postos de trabalho directos.

Uma vez apresentada a proposta do ponto de vista arquitectónico a expectativa, assumida pelo secretário de Estado da Cultura aquando do lançamento do concurso, é que o contrato possa vir a ser assinado no início de 2016. Apesar dos contactos com a Visabeira e a Direcção Geral do Património Cultural, responsável pela concessão, não foi possível saber em que data deve a nova unidade hoteleira entrar em funcionamento.

A candidatura à concessão do Claustro do Rachadouro, situado num edifício que está classificado como Património da Humanidade há 25 anos, surge poucas semanas antes da inauguração do Hotel Vista Alegre, em Ílhavo, com abertura prevista para este mês de Outubro e que implicou um investimento na ordem dos 12 milhões de euros, e coincide com o anúncio da construção de um hotel em Lisboa. No caso de Ílhavo, o hotel de cinco estrelas fará parte de um complexo turístico e cultural que vai nascer junto à fábrica da Vista Alegre, fundada em 1824 e comprada pela Visabeira em 2009, que conta com 83 novos quartos.

Ainda este mês, a Visabeira Turismo irá perder a gestão da Casa da Ínsua, uma das unidades mais emblemáticas do grupo em Portugal, depois da assinatura de um contrato de franchising, por dez anos, com o grupo espanhol Paradores. Para além deste hotel, a empresa controla a marca Montebelo Hotels & Resorts que inclui mais quatro unidades.

A empresa de Viseu, que tem como áreas ‘core' as telecomunicações e construção, indústria e imobiliário, tem ainda uma forte presença no mercado turístico moçambicano com unidades hoteleiras em Maputo, Nampula, Lichinga e na reserva natural da Gorongosa, num total de seis unidades sob a insígnia Girassol.



Sem comentários: