quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Dissidentes do Syriza criam movimento anti-Governo no dia em que se vota o novo resgate


Dissidentes do Syriza criam movimento anti-Governo no dia em que se vota o novo resgate
Terceiro programa de resgate está garantido pela oposição, apesar de novas críticas dos credores à sustentabilidade da dívida

Félix Ribeiro / 14-8-2015 / PÚBLICO

O Parlamento grego preparava-se ontem para aprovar o terceiro programa de resgate para o país em cinco anos, este no valor de 85,5 mil milhões de euros. São 57 medidas e 40 projectos de lei que incluem privatizações e reformas substanciais nas áreas da saúde, segurança social, pensões e sistema fiscal. O produto de duas semanas de negociações em Atenas entre o Governo de Alexis Tsipras e instituições credoras.
A votação final esperava-se apenas para as primeiras horas da madrugada de hoje. A aprovação do documento não está em risco, uma vez que a oposição já prometeu votar favoravelmente, mas o voto tardio será um novo teste às divisões internas no Syriza e poderá ser a última gota para se consumar a fractura entre os deputados que apoiam o Governo e os que se opõem por este ter cedido às exigências dos credores.
Estas divisões atingiram ontem um novo patamar. Um grupo de 12 membros do Syriza, entre eles o crítico ex-ministro da Energia Panagiotis Lafazanis, anunciou a criação de um “movimento unido” contra o novo programa que “mobilizará pessoas em todos os cantos do país”. “A luta contra o novo programa de resgate começa hoje”, anunciam.
A resposta do Governo deu novos sinais de que as fracturas no Syriza podem em breve levar a um cenário de eleições antecipadas na Grécia — Tsipras convocou um congresso do partido para depois do Verão. “Há duas perspectivas diferentes que estão a criar desarmonia”, disse a porta-voz do Governo, Olga Gerovasili. “É possível que no futuro se possam accionar mecanismos que procurem um novo mandato do povo.”
Tsipras quer levar o programa aprovado para a reunião do Eurogrupo de hoje. Um “sim” dos ministros das Finanças do euro dá tempo a Atenas de receber a primeira tranche do novo empréstimo e reembolsar os 3000 milhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE), que vencem no dia 20 de Agosto. Isto se o Bundestag e os Parlamentos dos restantes credores europeus aprovarem o programa — a Finlândia, um dos países mais críticos do Governo grego, fê-lo ontem.
“Sérias preocupações”
Prosseguiam as discussões no Parlamento grego quando, ao início da tarde, foi divulgado o estudo dos credores à sustentabilidade da dívida grega — Reuters e Wall Street Journal tiveram acesso ao documento. Conclusão: as mesmas instituições europeias que negociaram o programa de assistência com Atenas escrevem que há “sérias preocupações” quanto à sustentabilidade da dívida.
Os credores europeus concordam com o que escreveu o Fundo Monetário Internacional (FMI) em Julho. A dívida pública de Atenas atingirá os 201% do PIB em 2016 e, mesmo que o Governo cumpra as metas do programa, ela ainda estará pelos 160% do PIB em 2022. O Eurogrupo, por sua vez, estima que a dívida seja já sustentável nesse ano, abaixo dos 110% do PIB.
O texto revelado ontem sugere que não é necessário um corte nominal à dívida, algo que Tsipras reivindica há meses mas que a Alemanha rejeita. Em contrapartida, o documento sugere a “combinação certa de extensão de maturidades e períodos de graça aos pagamentos e juros” — o que é melhor encarado pela Alemanha. Não são apresentados valores para estas medidas, mas, em Julho, o FMI dizia que se os credores não quisessem aceitar um corte na dívida grega, estes teriam de permitir que Atenas não pagasse empréstimos pelo menos durante 30 anos.


Este estudo foi divulgado por volta da mesma altura em que surgiam os dados da economia grega para o segundo trimestre deste ano: o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,8% entre Abril e Junho e não caiu os 0,5% que os analistas esperavam. Esta surpresa põe em causa as estimativas dos credores, incluídas no novo programa de resgate, e que dizem que a economia grega cairá entre 2,1% e 2,3% em 2015.

Sem comentários: