sexta-feira, 15 de maio de 2015

Entrevista. Passos rejeita coligação com o PS e volta a desmentir Portas sobre SMS / VÍDEO /Entrevista de Pedro Passos Coelho ao SOL


Entrevista. Passos rejeita coligação com o PS e volta a desmentir Portas sobre SMS
JORNAL I
15/05/2015 00

"Quanto àquilo que se passou no Verão de 2013, a versão que o livro narra e no que narra em discurso directo feito por mim corresponde à verdade."

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, defende numa entrevista ao jornal Sol que a opção nas legislativas é entre dar maioria à coligação PSD/CDS-PP ou ao PS, considerando que um Governo a três não teria "condições para funcionar".

Contudo, o presidente do PSD não assume nenhuma posição absoluta sobre soluções de Governo: "Em teoria, todos nós não podemos deixar de nos sujeitar ao resultado das eleições, e depois das eleições então veremos o que é que se fará. E eu não vou a este tempo das eleições pôr-me a traçar cenários".

Nesta entrevista, o primeiro-ministro reitera o relato que fez da crise governativa de há dois anos na sua autobiografia autorizada, “Somos o que escolhemos ser”, declarando: "Quanto àquilo que se passou no Verão de 2013, a versão que o livro narra e no que narra em discurso directo feito por mim corresponde à verdade".

Esta entrevista será publicada na íntegra na edição desta sexta-feira do jornal semanário Sol.

Ainda relativamente à governação conjunta com o CDS-PP nos últimos quatro anos, Passos Coelho diz que houve "divergências reais" e que "não foi fácil ultrapassá-las" e traça diferenças entre os papéis desempenhados por cada um dos partidos: "Uma vez que as coisas correram bem, também o PSD pode dizer que, no essencial, as coisas resultaram porque o PSD não se importou muitas vezes de ser visto pelas pessoas como o mau da fita".

No que respeita às legislativas, questionado sobre o cenário de um Governo a três, com PSD, CDS-PP e PS, responde: "O que vai estar em jogo nas próximas eleições é saber se damos maioria ao atual Governo, ou se damos maioria ao PS, e eu espero que uma destas coisas aconteça. Espero, evidentemente, que este Governo possa ter uma maioria".

O primeiro-ministro justifica esta posição afirmando: "Porque não me parece que haja, no actual contexto, nenhuma ideia de que um Governo juntando CDS, PSD e PS pudesse sequer funcionar".

Passos Coelho acrescenta que "todos os sinais" que existem hoje indicam que uma solução dessas "não tem nenhumas condições para funcionar", e salienta as diferenças em termos de política económica: "O programa económico é divergente, o modelo económico é diferente".

"A forma como o PS - e já vão em duas lideranças - vem colocando o problema político e económico mantém o mesmo perfil e não é conciliável com os objetivos que temos, quer com as regras europeias, quer com o que tem sido o esforço de modernização e de reforma estrutural da sociedade portuguesa", completa.

Nesta entrevista ao Sol, Passos Coelho declara ter "uma visão muito positiva" do mandato de Carlos Costa à frente do Banco de Portugal e considera que "no caso do BES o país lhe deve o facto de ele não ter fingido que não via o que se estava a passar e de ter intervindo de forma a salvaguardar a estabilidade financeira".

Depois, menciona que "o governador tem uma equipa bastante vasta" e dirige um elogio particular a Carlos Costa: "Acho que lhe devemos muito concretamente a ele, à sua intervenção, ao seu nível de consciência ter feito as perguntas que era preciso fazer, ter mandato as cartas que era preciso mandar, e que não era habitual fazer-se no Banco de Portugal”.

Sem comentários: