segunda-feira, 11 de maio de 2015

Jean-Marie Le Pen ameaça criar nova formação política

“Estilhaços” ...

Jean-Marie Le Pen ameaça criar nova formação política

RITA SIZA 11/05/2015 - PÚBLICO

Suspenso de todas as funções na Frente Nacional, o partido que fundou nos anos 70, o patriarca da extrema-direita francesa garante que vai continuar a bater-se "enquanto tiver forças".

O fundador e líder histórico da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen, anunciou esta tarde aos microfones da Radio Courtoisie que está a ponderar lançar “uma nova formação política”, mas garantiu que não tenciona criar um partido para concorrer pelo eleitorado de extrema-direita francês contra a sua filha Marine.

“Quero criar uma estrutura [política], que não será um partido, mas antes um pára-quedas contra o desastre, que possa amparar aqueles que estão indignados pela linha actual da Frente Nacional”, explicou Jean-Marie Le Pen, que está há uma semana oficialmente suspenso da Frente Nacional, e poderá perder o cargo de presidente honorário numa assembleia-geral extraordinária convocada para alterar os estatutos do partido.

O seu objectivo, prosseguiu, é “contribuir para o restabelecimento da linha política” que defende há várias décadas. “Sou como um peixe lutador japonês, não deixo de me bater enquanto tiver forças”, comparou o eurodeputado francês, de 86 anos.

Alguns dos antigos aliados e correligionários de Le Pen, como por exemplo o antigo vice-presidente da FN, Bruno Gollnisch, confirmaram a intenção do patriarca da extrema-direita francesa. “Jean-Marie falou-me de qualquer coisa, uma fundação ou uma associação”, declarou à France Info. Segundo o Le Figaro, o movimento poderá chamar-se “Associação dos Amigos de Jean-Marie Le Pen” e atrair outros dirigentes da extrema-direita como Carl Lang, do Partido da França, ou Yvan Benedetti, da Obra Francesa.

As declarações de Le Pen vêm acrescentar uma nova frente na guerra que mantém com a sua filha e sucessora na presidência da Frente Nacional. Marine não hesitou em tomar medidas para sancionar o antigo líder do partido depois de novas declarações anti-semitas proferidas pelo pai à revista de extrema-direita Rivarol. Desde 2011, Marine tem procurado desviar o partido da linha mais intolerante e controversa defendida pelo pai, numa tentativa de trocar o antigo rótulo de xenófobo e racista pelo de eurocéptico e anti-imigração — uma estratégia que Jean-Marie não aceita.

Depois reagir violentamente contra a filha, detonando a sua candidatura presidencial em 2017, Le Pen acabou por emendar a mão e suavizar o discurso, sublinhando que Marine é uma mulher de “enorme valor e muitas qualidades” mas está sob a “influência nefasta” de Florian Philippot, o número dois da Frente Nacional, e que Jean-Marie trata como um inimigo político. “Creio que ela não se dá conta de que está refém de Florian Philippot. Tenho de reconhecer que o homem tem talento, soube tornar-se indispensável. Quando ela se der conta, já estará totalmente prisioneira do seu colaborador”, disse ao programa Libre Journal.


“Não desejo que a Frente Nacional se converta num movimento como o do [italiano] Gianfranco Fini, uma asa direita da maioria, para que o senhor Philippot e uns tantos como ele possam chegar a ministros”, criticou Le Pen. A emergência do seu novo movimento político até poderá servir para “libertar” Marine, que na sua opinião “anda enganada” e “um pouco sozinha”, dando-lhe uma oportunidade para “aclarar as suas ideias” e “escolher entre a linha do seu pai e a de Philippot”.

Sem comentários: