quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Loja da antiga Pompadour de novo em obras. 09/06/2011




O espaço da antiga Pompadour, no Chiado, em Lisboa, ultimamente ocupado pela loja de pronto-a-vestir Vitrine, está novamente em obras. Desta vez, para dar lugar a uma loja de cristais Swarovski, com um novo conceito de decoração para a marca internacional, o crystal forest.

O edifício dos números 28 e 30 da Rua Garrett, da autoria do arquitecto modernista Raul Lino (1879-1974), é de “alguma nobreza em termos exteriores”, diz Carlos Récio, director da agência de retail da CB Richard Ellis (CBRE), a consultora imobiliária responsável pela colocação da marca no Chiado, mas a ideia é fazer alterações, pelo menos no interior, a julgar pelo pedido de licenciamento para obras de alteração.
O PÚBLICO tentou, sem sucesso, contactar o responsável pela Swarovski na Península Ibérica para o questionar sobre que obras estarão a ser feitas. As alterações no interior da loja limitar-se-ão ao pavimento e à colocação de um balcão, ao fundo.

Depois do encerramento da Pompadour, um projecto de 1924 do arquitecto Raul Lino, já algumas alterações se fizeram ao espaço. Em 2005, recorda o historiador de arquitectura António Sérgio Rosa de Carvalho no blogue Cidadania Lx, “o seu mobiliário original já tinha desaparecido”. Nessa altura, recorda, ainda foi possível “salvar a screen-fachada do fundo da loja, elemento mais importante e determinante da sua arquitectura de interiores, juntamente com os candeeiros”.

O projecto para as obras de alteração deu entrada na câmara precisamente há um mês e está ainda em fase de apreciação, e, segundo Carlos Récio, a loja abrirá ainda em Junho. O acordo entre a Swarovski, o proprietário do edifício e o pronto-a-vestir ficou fechado em Dezembro e o espaço já foi entregue em Fevereiro passado. A Vitrine da Rua Garrett vai agora mudar-se para o centro comercial Odivelas Parque.
(In Publico por Cláudia Sobral)

Sem comentários: