domingo, 5 de fevereiro de 2012

Carta - "post"... aberta ... dirigida aos Srs. Vereadores da C.M.L., por António Sérgio Rosa de Carvalho 23/06/2011

A propósito de ...
"Críticas da oposição adiaram proposta de sorteio de casas para jovens em Lisboa
Autarquia quer investir na requalificação de bairros municipais
Câmara aprovou investimento de 144 milhões de euros para requalificar os bairros municipais"
e de ...“
De onde é que vem o dinheiro?”, perguntou por sua vez o vereador do CDS-PP António Carlos Monteiro, lembrando que a empresa responsável pela gestão dos bairros municipais (Gebalis) “está falida”.
e de ...
"Quanto à venda de imóveis a jovens por sorteio, o comunista deu conta da sua oposição à proposta, por considerar que “abre caminho eventualmente a que seja alienado todo o património municipal”. Carlos Moura defende que se opte antes pelo arrendamento e se recorra à alienação apenas “de forma pontual”.
e ainda de ...
A vereadora da Habitação garantiu que “não é política da câmara vender tudo” e corroborou a ideia do PCP de que a maioria dos fogos municipais deve ser arrendada e não alienada.

Peço aos Senhores Vereadores para relerem este “post”da minha autoria datado de 24 de Agosto de 2010 ...
Embora seja cansativo ... é necessário continuar a repetir a mesma coisa ... desde que isso sirva para reflectir e estimular a discussão ... reparem que a C.M.L. não precisa de comprar edifícios para os restaurar e integrá-los no Mercado da Reabilitação Urbana ... pois já os tem ... precisa sim de desenvolver uma verdadeira política de Reabilitação e ALUGAR os seus edifícios na ÍNTEGRA ... e não por parcelas ... dispersas por diferentes edifícios ...
Precisa de DAR O EXEMPLO ESTIMULANTE ... também ao Mercado Particular da Reabilitação Urbana ... Utlize os 144 milhões no Centro Histórico ... aí terá um grande efeito pedagógico e estimulante ...
António Sérgio Rosa de Carvalho


Antes de deixar Amsterdam, ainda uma última reflexão sobre o processo que levou ao reconhecimento da Zona dos Canais de Amsterdam como Património Mundial … reflexão que numa crítica comparativa com o estado da nossa Baixa, não nos deve levar ao desânimo ou à paralisia fatalista, mas pelo contrário, a um espirito de luta e exigência, confrontando os eleitos e responsáveis pela sua inoperância e falta de visão … afinal o reconhecimento em Amsterdam surgiu de um longo processo , de acções e estratégias, que alcançaram factos visiveis e concretos, e não de um processo vago de intenções …
Como o espaço escasseia vou-lhes deixar apenas um exemplo …
Nos anos cinquenta do pós-II Grande Guerra, a Zona dos Canais de Amsterdam encontrava-se num estado deplorável de conservação e abandono … este é também o periodo de reconstrução económica e em muitas cidades Europeias … de renovação e reconstrução radical das mesmas. Ora, em Amsterdam também se começaram a desenvolver planos para “ modernizar” o centro histórico e torná-lo “utilizável” pelo automóvel … Estes planos incluiam grandes demolições e drenagem de canais …
Um grupo de notáveis, não só no plano cultural, mas também do mundo operacional, empresarial e institucional reuniram-se e resolveram resistir e desenvolver uma “fórmula” capaz de garantir a habitação e a multifuncionalidade do centro histórico juntamente com a Conservação e o RESTAURO de todo o edificado histórico.
Assim se fundou em 1956 a Sociedade de Restauro – Fundação Stadsherstel (existem mais , mas esta é de longe a mais importante). A fórmula é simples … Stadsherstel compra edificios, restaura-os de forma rigorosa e aluga-os por parcelas, mas com respeito Total pelas características históricas dos interiores … Todo o capital angariado pelos alugueres só (definido por estatutos rigorosos) pode ser utilizado para a compra de novos edificios históricos … Stadsherstel não pode vender edificios, e compromete-se a conservá-los …Entretanto já possui 500 edificios históricos e tem alargado a sua actividade a monumentos maiores como Igrejas, Património Industrial etc., No seu jubileum de 50 anos de existência, Stadsherstel recebeu a visita reconhecida da Rainha Beatrix da Holanda. A sua sede encontra-se num Igreja de madeira do sec XVIII restaurada.
Stadsherstel além do Restauro integral dos edificios, não hesitou em RECONSTRUIR edificios na integra … e só trabalha com Arquitectos de Restauro …
Embora Stadsherstel tenha usufruido no início de um arranque de capital da Banca e de Companhias de Seguros, quase em regime de Mecenato e de um sistema de Subsidios de Restauro do Estado, a história do seu sucesso tem sido uma de conjugação de uma competente, rigorosa e SĖRIA gestão de meios técnicos e financeiros associada a uma determinada visão cultural … que levou a uma ideia efectiva e responsável de lucro, onde o capital é sempre utilizado para o Bem Comum e para a Glória e vivência dos Canais de Amsterdam, agora reconhecidos.
Vale a pena ainda acentuar que entre esta Zona classificada como Património Mundial ( nucleo – 205 Ha Zona e “buffer” 479 Ha) existem 8000 Casas-Monumentos (edificios classificados) e a Zona encontra-se classificada pelo Governo Holandês como Conjunto Urbano Protegido desde 1999 …As imagens de “antes e depois” falam por si …
As possiveis comparações com a nossa Baixa (Imóvel de Interesse Público), com a Total inoperância da C.M.L. e o seu Plano de Pormenor, com a atitude gravemente relativizadora do IGESPAR perante os Monumentos e os seus processos de Classificação … deixo-as a Vós
Mas, não desanimem … Temos que deixar o fatalismo paralisante e a auto flagelação e começar a exigir uma outra atitude a nós próprios e aos … nossos eleitos …“Yes WE Can” !
Saudações de António Sérgio Rosa de Carvalho
















Sem comentários: