segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Imigrantes: as políticas (3)

 (...) "É difícil formular políticas de integração, mesmo sabendo que são essas as que melhor defendem os direitos dos imigrantes, tanto quanto os dos já residentes. É difícil, porque os inimigos da coesão social consideram essas políticas racistas ou autoritárias. Mas são princípios simples. Os imigrantes não devem ter direitos diferentes, em nenhum aspecto, aos dos residentes e nacionais. A imposição de regras pelos traficantes de mão-de-obra deve ser recusada. Ninguém ilegal, indocumentado ou clandestino deve ser aceite, a não ser em casos excepcionais de sofrimento e perigo. A aprendizagem da língua deve ser promovida. A mera utilização de serviços de saúde por estrangeiros que assim abusam das facilidades existentes deve ser proibida. A integração vem acima de tudo.

 

O multiculturalismo acrescenta-se à política de porta aberta e de acolhimento universal. São duas tendências perniciosas. Pela segunda, um país renuncia ao seu direito e ao seu dever de organizar, programar, legalizar e cuidar dos fluxos migratórios. Mesmo que nunca seja possível, a não ser em ditadura, controlar absolutamente estes movimentos populacionais, é sempre possível aumentar o controlo, o planeamento e a previsão, a fim de melhor organizar a sociedade e os serviços públicos. Pela primeira atitude, a que defende o multiculturalismo, abre-se a porta a verdadeiros apartheids culturais, com regras e direitos próprios, verdadeiros alfobres de conflitos sociais e raciais. Sob a aparência de respeito pelas culturas e pelas identidades, o multiculturalismo é um convite à ilegalidade e à fragmentação. Nestas questões, a complacência é tão perigosa quanto a opressão."

ANTÓNIO BARRETO



OPINIÃO

Imigrantes: as políticas (3)

 

A integração é, em democracia, um factor de agregação, e não de fragmentação, como é o multiculturalismo.

 

António Barreto

11 de Março de 2023, 6:12

https://www.publico.pt/2023/03/11/opiniao/opiniao/imigrantes-politicas-3-2042002

 

No Mediterrâneo, recomeçou a estação de tráfico, refúgio e acidente. A Europa no seu todo e cada país em particular não conseguem elaborar e pôr em prática uma política de controlo do acesso e menos ainda de decência no acolhimento. A desordem, o sofrimento e a morte têm mãos livres neste mar e nas suas praias. O que a Europa faz favorece a travessia clandestina, o refúgio ilegal e o sacrifício de crianças e idosos. Os “negreiros” e os traficantes vivem das políticas europeias e das hesitações dos seus dirigentes. A generosidade e a compaixão de muitos europeus são vilmente utilizadas como estímulos ao crescimento do tráfico.

 

 Sucedem-se os sinais de crise iminente. Surgem novas barracas e alojamentos miseráveis na Área Metropolitana de Lisboa. Aparecem novos edifícios inóspitos na Margem Sul. Publicam-se notícias sobre o alojamento degradado ocupado por imigrantes e minorias. Descobrem-se cubículos com dezenas de pessoas amontoadas em beliches. É crescente a acidez nas discussões sobre questões raciais e de imigração. Novas disposições legais estabelecem o visto automático para as pessoas dos países da CPLP. Em Angola, são longas as filas de espera de cidadãos que tentam obter os vistos de residência em Portugal, agora facilmente distribuídos. Começa a correr o processo de legalização expedita de milhares de residentes ilegais.

 

Dizem os jornais que, segundo o SEF, se espera legalizar de imediato perto de 150.000 imigrantes. E receber outros tantos nos próximos dois anos. A verificarem-se estas previsões, serão os mais elevados contingentes de imigrantes jamais chegados a Portugal. Descobrem-se novas fileiras de imigração especialmente usadas por mulheres à beira de dar à luz e outras situações a configurar emergência médica. Não se conhecem progressos nas numerosas situações de imigrantes alojados em condições precárias e malsãs junto às culturas forçadas e às agriculturas hiperintensivas. As questões raciais e os incidentes envolvendo problemas de imigração, de minorias e de estrangeiros ocupam cada vez mais a atenção e as preocupações.

 

A imigração, em Portugal, faz-se sem política e sem escolhas. E sem respostas às questões difíceis. Há recursos humanos, de equipamento e de capital, para abrir as portas? Há cidades e habitação decente à altura? A economia necessita desta mão-de-obra? Haverá emprego suficiente para os residentes e para os novos imigrantes? Estão preparados os serviços sociais, as escolas, os hospitais, a habitação e os transportes para estes novos fluxos de população? Alguma vez estas políticas foram sufragadas pelo eleitorado e aprovadas pelo Parlamento?

 

A imigração, em Portugal, faz-se sem política e sem escolhas. E sem respostas às questões difíceis

 

A habitação é quase um problema à parte. Pela sua natureza, pela dimensão, pelo custo e pela durabilidade das decisões, os problemas de habitação são uma espécie de lugar geométrico de todas as questões sociais da imigração. Por vias da habitação definem-se bairros, prédios e ruas, numa palavra, comunidades. Em grande número de países europeus a distribuição geográfica das comunidades imigrantes tem conduzido à fixação de áreas de especialidade nacional, de concentração étnica e de segregação. As cidades europeias, tanto os seus centros históricos como as suas periferias, transformam-se em territórios próprios e exclusivos de comunidades nacionais. As grandes cidades fragmentam-se de modo ameaçador para a paz social e o convívio entre povos. A segregação aumenta a separação, o confronto e o conflito, o que agrava as dificuldades de integração social. O descontrolo das migrações e a abstenção relativamente à organização das sociedades e dos espaços são convites à marginalidade. É uma infâmia o mercado ilegal de residências, vistos, autorizações de trabalho, certificados de casamento, títulos de adopção, contratos de trabalho falsos e outras habilidades destinadas a fomentar uma imigração oportunista.

 

 As novas modas e doutrinas apoiam de modo crescente as opções multiculturais. O que quer dizer que se defende que cada comunidade, nacional ou imigrante, mantenha as suas tradições, a sua cultura, os seus costumes e até as suas regras “legais”. Ora, é superior a política que recorre e aceita imigrantes, mas que opta deliberadamente pelas políticas de integração cultural, social e económica, em detrimento das políticas do multiculturalismo, de preservação do mosaico de regras e costumes, geralmente propícios à instalação de sociedades paralelas, de comunidades marginais e de estranhas formas de apartheid.

 

A integração é, em democracia, um factor de agregação, e não de fragmentação, como é o multiculturalismo. Este último, aliás, levanta problemas de enorme dificuldade. Que fazer, numa sociedade que privilegia o multiculturalismo, com a aprendizagem da língua, o respeito pelas leis sobre violência física e familiar, a poligamia, as regras de saúde e higiene pública, o respeito pela individualidade da pessoa humana e a crença na inviolabilidade da vida humana?

 

É difícil formular políticas de integração, mesmo sabendo que são essas as que melhor defendem os direitos dos imigrantes, tanto quanto os dos já residentes. É difícil, porque os inimigos da coesão social consideram essas políticas racistas ou autoritárias. Mas são princípios simples. Os imigrantes não devem ter direitos diferentes, em nenhum aspecto, aos dos residentes e nacionais. A imposição de regras pelos traficantes de mão-de-obra deve ser recusada. Ninguém ilegal, indocumentado ou clandestino deve ser aceite, a não ser em casos excepcionais de sofrimento e perigo. A aprendizagem da língua deve ser promovida. A mera utilização de serviços de saúde por estrangeiros que assim abusam das facilidades existentes deve ser proibida. A integração vem acima de tudo.

 

O multiculturalismo acrescenta-se à política de porta aberta e de acolhimento universal. São duas tendências perniciosas. Pela segunda, um país renuncia ao seu direito e ao seu dever de organizar, programar, legalizar e cuidar dos fluxos migratórios. Mesmo que nunca seja possível, a não ser em ditadura, controlar absolutamente estes movimentos populacionais, é sempre possível aumentar o controlo, o planeamento e a previsão, a fim de melhor organizar a sociedade e os serviços públicos. Pela primeira atitude, a que defende o multiculturalismo, abre-se a porta a verdadeiros apartheids culturais, com regras e direitos próprios, verdadeiros alfobres de conflitos sociais e raciais. Sob a aparência de respeito pelas culturas e pelas identidades, o multiculturalismo é um convite à ilegalidade e à fragmentação. Nestas questões, a complacência é tão perigosa quanto a opressão.

 

O autor é colunista do PÚBLICO

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(...) "It is difficult to formulate integration policies, even though we know that these are the ones that best defend the rights of immigrants, as much as those of those already residents. It is difficult, because the enemies of social cohesion consider these policies racist or authoritarian. But they are simple principles. Immigrants should not have different rights, in any respect, from those of residents and nationals. The imposition of rules by labour traffickers must be refused. No one illegal, undocumented or clandestine should be accepted except in exceptional cases of suffering and danger. Language learning should be promoted. The mere use of health services by foreigners who thus abuse existing facilities should be prohibited. Integration comes above all else.

 

 Multiculturalism is added to the policy of open doors and universal acceptance. These are two pernicious tendencies. For the second, a country renounces its right and duty to organize, program, legalize and take care of migratory flows. Even if it is never possible, except in dictatorship, to absolutely control these population movements, it is always possible to increase control, planning and forecasting in order to better organize society and public services. The first attitude, which defends multiculturalism, opens the door to true cultural apartheids, with rules and rights of their own, true alfobres of social and racial conflicts. Under the guise of respect for cultures and identities, multiculturalism is an invitation to lawlessness and fragmentation. In these matters, complacency is as dangerous as oppression."

 

ANTÓNIO BARRETO

 

OPINION

Immigrants: the policies (3)

 

 Integration is, in a democracy, a factor of aggregation, not of fragmentation, as is multiculturalism.

 

 Antonio Barreto

11 March 2023 at 06:12

https://www.publico.pt/2023/03/11/opiniao/opiniao/imigrantes-politicas-3-2042002

 

 In the Mediterranean, the traffic, refuge and accident station resumed. Europe as a whole and each country in particular is unable to develop and implement a policy of control of access and even less of decency in reception. Disorder, suffering and death have their hands free on this sea and its beaches. What Europe does favours clandestine crossing, illegal refuge and the sacrifice of children and the elderly. The "slavers" and traffickers live on European policies and the hesitations of their leaders. The generosity and compassion of many Europeans are vilely used as stimuli for the growth of trafficking.

 

  Signs of impending crisis follow. New tents and miserable accommodation are emerging in the Lisbon Metropolitan Area. Inhospitable new buildings appear on the South Bank. News is published about the degraded housing occupied by immigrants and minorities. Cubicles are discovered with dozens of people crammed into bunk beds. There is growing acidity in discussions about racial and immigration issues. New legal provisions establish the automatic visa for people from CPLP countries. In Angola, there are long queues for citizens trying to obtain residence visas in Portugal, now easily distributed. The process of expeditious legalization of thousands of illegal residents begins to run.

 

 The newspapers say that, according to the SEF, it is expected to immediately legalize close to 150,000 immigrants. And to receive so many more in the next two years. If these predictions are true, they will be the highest contingents of immigrants ever arrived in Portugal. New immigration ranks are discovered especially used by women on the verge of giving birth and other situations setting up medical emergencies. No progress is known in the many situations of immigrants staying in precarious and unhealthy conditions along with forced crops and hyper-intensive agriculture. Racial issues and incidents involving immigration, minority and foreign problems increasingly occupy attention and concerns.

 

 Immigration in Portugal is done without politics and without choices. And no answers to the hard questions. Are there human, equipment and capital resources to open the doors? Are there cities and decent housing up to the mark? Does the economy need this manpower? Will there be enough employment for residents and new immigrants? Are social services, schools, hospitals, housing and transport prepared for these new population flows? Have these policies ever been endorsed by the electorate and approved by Parliament?

 

 Immigration in Portugal is done without politics and without choices. And no answers to the tough questions

 

 Housing is almost a separate problem. By their nature, size, cost and durability of decisions, housing problems are a kind of geometric place for all the social issues of immigration. By means of housing are defined neighborhoods, buildings and streets, in a word, communities. In a large number of European countries, the geographical distribution of immigrant communities has led to the establishment of areas of national specialty, ethnic concentration and segregation. European cities, both their historic centres and their peripheries, become their own territories and are exclusive to national communities. Large cities are fragmenting in a way that threatens social peace and coexistence between peoples. Segregation increases separation, confrontation and conflict, which aggravates the difficulties of social integration. The lack of control of migration and abstention from the organization of societies and spaces are invitations to marginality. The illegal market for residences, visas, work permits, marriage certificates, adoption permits, fake employment contracts, and other skills designed to foster opportunistic immigration is infamy.

 

  New fashions and doctrines increasingly support multicultural options. Which means that it is advocated that each community, national or immigrant, maintain its traditions, its culture, its customs and even its "legal" rules. However, the policy that uses and accepts immigrants is superior, but that deliberately opts for the policies of cultural, social and economic integration, to the detriment of the policies of multiculturalism, of preserving the mosaic of rules and customs, generally conducive to the installation of parallel societies, marginal communities and strange forms of apartheid.

 

 Integration is, in a democracy, a factor of aggregation, not of fragmentation, as is multiculturalism. The latter, moreover, raises problems of enormous difficulty. What to do, in a society that privileges multiculturalism, with language learning, respect for the laws on physical and family violence, polygamy, the rules of health and public hygiene, respect for the individuality of the human person and belief in the inviolability of human life?

 

 It is difficult to formulate integration policies, even though we know that these are the ones that best defend the rights of immigrants, as much as those of those already residents. It is difficult, because the enemies of social cohesion consider these policies racist or authoritarian. But they are simple principles. Immigrants should not have different rights, in any respect, from those of residents and nationals. The imposition of rules by labour traffickers must be refused. No one illegal, undocumented or clandestine should be accepted except in exceptional cases of suffering and danger. Language learning should be promoted. The mere use of health services by foreigners who thus abuse existing facilities should be prohibited. Integration comes above all else.

 

 Multiculturalism is added to the policy of open doors and universal acceptance. These are two pernicious tendencies. For the second, a country renounces its right and duty to organize, program, legalize and take care of migratory flows. Even if it is never possible, except in dictatorship, to absolutely control these population movements, it is always possible to increase control, planning and forecasting in order to better organize society and public services. The first attitude, which defends multiculturalism, opens the door to true cultural apartheids, with rules and rights of their own, true alfobres of social and racial conflicts. Under the guise of respect for cultures and identities, multiculturalism is an invitation to lawlessness and fragmentation. In these matters, complacency is as dangerous as oppression.

 

 The author is a columnist for PÚBLICO


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