sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Carris culpa anterior Governo e turismo por escassez de transportes na Graça


Carris culpa anterior Governo e turismo por escassez de transportes na Graça
POR O CORVO • 2 DEZEMBRO, 2016
http://ocorvo.pt/2016/12/02/carris-culpa-anterior-governo-e-turismo-por-escassez-de-transportes-na-graca/

Circular de transportes públicos na Graça é uma tarefa difícil nos dias que correm. Os habitantes desta zona central da freguesia de São Vicente apontam a pouca ou inexistente oferta de alternativas de mobilidade, e o elevado tempo de espera entre carreiras, como entraves principais à circulação. A área é servida apenas pelo icónico eléctrico 28 e pela carreira de autocarro 734. Andar a pé, chamar um táxi ou levar o carro parecem ser, para já, as únicas alternativas viáveis.

Texto: Pedro Arede

A Carris aponta a falta de investimento do anterior Governo nas empresas públicas de transportes e o aumento exponencial do turismo na cidade de Lisboa como principais razões pela oferta insuficiente de transportes públicos no bairro da Graça, zona central da freguesia de São Vicente.

Servidos por um número limitado de carreiras, os habitantes desta zona histórica da cidade sentem a faltam soluções para colmatar as necessidades de deslocação. A escassa oferta existente assenta sobretudo no trajecto entre o Martim Moniz e a Graça, efectuado tanto pela concorrida carreira do autocarro 734, como pelo icónico eléctrico 28, muito procurado por turistas.

As filas para entrar numa ou noutra carreira são intermináveis. Inês Oliveira é moradora na Graça e fala ao Corvo de uma oferta de transportes públicos “castradora” e dessincronizada com o actual pulsar da cidade de Lisboa e com as necessidades dos habitantes. “A Graça deixou de ter o único transporte público de que dispunha. É impossível entrar no 28, pois vem sempre sobrelotado e há filas de dezenas de pessoas nas paragens. Em suma, a Graça, centro histórico de uma capital europeia, não tem transportes públicos”, conclui.

Ao Corvo, a Carris confirmou a existência de queixas por parte dos utentes da Graça, “quer com a ocupação da Carreira 28 de elétrico, gerada pelos fluxos turísticos, quer pelo condicionamento da carreira 734 às terças-feiras e sábados, pela coincidência de percurso com o local de realização da Feira da Ladra”.

Já quando confrontada com a oferta desajustada relativamente às necessidades dos cidadãos, nesta zona da cidade, a empresa pública de transportes aponta o aumento do fluxo turístico e a falta de investimento dos últimos anos como factores primordiais pelo decréscimo da qualidade do serviço. “As alterações que se têm verificado na caracterização da cidade e dos seus fluxos de mobilidade, nomeadamente com um elevado incremento de turistas a utilizar o transporte público, coincidentemente com o desinvestimento de que foram alvo estas empresas de transporte, ao longo dos últimos anos, condicionaram a qualidade e disponibilidade do serviço de transporte público”, refere a Carris.

No entanto, em sintonia com o executivo, a Carris acredita que as mudanças na qualidade do serviço serão sentidas em breve. “O actual conselho de administração, em consonância com a visão estratégica do actual Governo para o sector dos transportes públicos, iniciou um processo de reversão do modelo de gestão existente, projectando novamente um paradigma de sustentabilidade global que permita assegurar os fundamentos de uma mobilidade urbana, servida por um transporte público de grande abrangência, utilidade e qualidade”, garante ao Corvo.

Mas, se é verdade que a maioria das queixas do habitantes da Graça se prende com a oferta insuficiente de transportes públicos, é também preciso ter em conta que aquela é uma zona histórica, em que muitos dos arruamentos interiores criam, pela sua morfologia, restrições de circulação. O que, por si só, pode originar tempos de espera elevados entre carreiras.

A freguesia de São Vicente tem duas realidades distintas. Estando as carreiras centradas nos principais eixos de acesso e circulação automóvel (Sapadores e eixo de ligação a Santa Apolónia), a cobertura planeada será mais eficaz. Já a área central da freguesia tem um serviço e uma cobertura escassa durante o dia e insuficiente no período noturno.

Ciente disso, a Junta de Freguesia de São Vicente, presidida por Natalina Moura (PS), tem acompanhado de perto a situação e acredita que a solução ideal deverá ser pensada de forma integrada e prever o alargamento da área de actuação dos serviços de transportes. “A solução ideal passaria pela disponibilização de um serviço em minibus ou similar, que ampliasse a área de serviço de transporte público. Isto porque há vários pontos com cobertura deficiente e a carreira 734 e o eléctrico 28 interrompem o serviço entre a meia-noite e as 6h20”, conta ao Corvo. “Há pedidos efectuados neste sentido e temos reforçado os mesmos junto das entidades gestoras”, diz.

Notando que, de momento, “as alternativas recaem na circulação pedonal, no automóvel privado ou serviço de táxi”, a presidente da junta faz ainda questão de frisar que a “disponibilização do funicular da Graça, cujo projecto está em curso, poderá ser mais um elemento de alavancagem à circulação pedonal no bairro”.

Uma das alternativas de locomoção surgiu através do serviço “São Vicente à Porta”. Criado pela junta, consiste numa carrinha em circulação pela freguesia, especialmente nas zonas sem serviço de transporte público ou com cobertura deficiente. O seu objetivo é facilitar o acesso directo da população mais envelhecida “ao comércio local e aos principais serviços, como unidades de saúde, bancos, finanças ou farmácias”.

Considerando que as soluções têm de ser encontradas de forma integrada – tendo em conta “as limitações e necessidades, não só de um bairro ou zona, mas de forma conjunta para todas as áreas” -, a Junta de Freguesia de São Vicente acredita ainda que a passagem dos transportes públicos para uma gestão municipalizada trará benefícios claros. Segundo Natalina Moura, vai permitir “uma mudança de paradigma e uma oferta mais orientada para a satisfação das necessidades dos munícipes”.

Sem comentários: