terça-feira, 31 de maio de 2016

Ministro das Finanças quer travar emigração portuguesa Ideia é "retomar o caminho do crescimento da população activa"


“Crise força saída de 485 mil portugueses Só no ano passado emigraram 135 mil cidadãos” nacionais.
Ora, atenção para aquilo que escreve hoje Fernanda Pedro, Directora do Diário Imobiliário
(…) “Outra situação grave que não abona em favor do sector é a saída do país em massa dos nossos jovens. No final de Outubro de 2015, o Banco Mundial revelou que se estimava que haveria cerca de 2,3 milhões de portugueses a viver no estrangeiro há pelo menos um ano (corresponde a cerca de 35 Estádios da Luz completos) e Portugal era já, o 12º país do mundo com mais emigrantes.
Estes são, na verdade, os factores que vão determinar o futuro do mercado imobiliário português.
Devemos andar felizes pelo facto de os estrangeiros andarem a comprar casas por toda a cidade de Lisboa e Porto e pelo país?
Sinceramente, não é isso que me preocupa neste momento, o que me apoquenta são os nossos jovens, os nossos filhos e netos, quais vão ser as suas hipóteses de constituírem uma família e terem a sua própria casa? Que projectos de vida podem fazer para o futuro? Que possibilidades têm de morarem no centro da cidade sem terem de ser novamente empurrados para as periferias?
Desejámos tanto que os centros urbanos voltassem a ganhar vida mas afinal não será para os nossos jovens. Andávamos todos enganados, será apenas para uma elite que nem fala português.”
Fernanda Pedro
Directora Diário Imobiliário


Ministro das Finanças quer travar emigração portuguesa
Ideia é "retomar o caminho do crescimento da população activa"
14:10 Económico com Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno, sublinhou hoje, em Paris, a necessidade de estancar a emigração portuguesa para “retomar o caminho de crescimento da população activa”.

“Tenho vindo a referir há bastante tempo aquilo que é o impacto negativo sobre a conjuntura económica portuguesa de termos uma sucessão já muito grande de trimestres - já são mais de 17 trimestres - em que a população ativa se reduz. E ela reduz-se precisamente por via dessa emigração. É necessário primeiro estancar esses fluxos [de emigração] e isso já está a acontecer”, disse Mário Centeno.

O ministro das Finanças precisou que “no trimestre passado, a evolução da população ativa foi mais alinhada com essa evolução”, sublinhando, ainda, que “é necessário retomar o caminho de crescimento da população ativa e esse é um aspeto muito importante para a capacidade de recuperação da economia portuguesa”.


Mário Centeno falava aos jornalistas na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), onde participa, esta terça e quarta-feira, no fórum anual da instituição e na reunião ministerial do Conselho desta organização, no âmbito da Semana OCDE 2016.

Sem comentários: