domingo, 25 de dezembro de 2011

LISBOA "ASSUCATADA", Corpus Christi e não só ...23/11/2009






23/11/2009
LISBOA "ASSUCATADA", Corpus Christi e não só ...

Caros Amigos,


Espero que esta necessária insistência, não se esteja a tornar num 'concurso' perverso, tipo 'galeria dos horrores' ... mas dramáticamente, esta é a realidade de um País, de uma Cidade e de um Regime 'assucatados', e no caso de Lisboa aparentemente perante a indiferença dos responsáveis autárquicos e as legiões de funcionários, que provávelmente, devido ao excessivo número, atropelam-se uns aos outros.

O Convento de Corpus Christi constitui um importante monumento, não apenas como objecto arquitectónico por si só, mas precisamente da forma como está inserido na malha Pombalina, que ilustra tal como as Igrejas, a essência do Plano Urbano Pombalino que numa perspectiva Iluminista 'sacrifica' mesmo os edificios instuticionais, não os destacando no espaço, mas inserindo-os no Todo.

Basta olhar para as imagens para nos apercebermos do seu estado de conservação deplorável ... mas,paradoxalmente, ainda lá está, correcto na sua linguagem de janelas de "guilhotina", que na fachada da Rua dos Fanqueiros nos dá uma ideia do que devia ser a Baixa, no que respeita a impressão das fachadas.

Ele, curiosamente, está super-degradado ( à espera do famoso hotel ), mas está num estado 'conservado'- pré-'plastificado'.... Mas atenção ... já está "assucatado" ...!! REPAREM BEM!! ... o que as pessoas que instalaram as iluminações de Natal ... 'instalaram' também na fachada do Corpus Christi ... ainda por cima com 'assinatura' orgulhosa onde se pode ler claramente o nome da firma. Na RUA AUGUSTA ... passa-se precisamente o mesmo ...

Será que o Sr. Vereador do Urbanismo e o Sr. Presidente da C.M.L. não andam na rua ?!?

Reparem naquilo que o próprio estado faz no edificado que devia ser Património Mundial, conjunto da Praça do Comércio. (!!) Com exemplos destes - ver imagem imediatamente acima -, o que se pode esperar ?

P.S. O que é mais curioso é, até há pouco tempo, quando alguma produção televisa ou publicitária, precisava de uma imagem de uma loja, redecorava à antiga a entrada, no piso térreo, com a decoração "Abel Pereira da Fonseca" e utilizava-a para uma reconstrução do Comércio Tradicional duma Lisboa ainda viva (!!)

Saudações Pombalinas não apenas Preocupadas mas também Indignadas.

António Sérgio Rosa de Carvalho.

Sem comentários: